Agronegócio avança no comércio exterior e puxa alta em 53% do Travelex Bank

Publicado em 04/09/2020 por Último Instante

Especialista mundial em operações de câmbio registrou crescimento de 81% no volume financeiro impulsionado pelo setor no mês de julho
O agronegócio brasileiro se mantém como único setor produtivo que cresce e se destaca na economia do País, driblando os impactos negativos provocados pela pandemia de Covid-19. A representatividade do agronegócio nos resultados de julho do Travelex Bank cresceu 53%, devido à sua completa linha de soluções em câmbio.
O volume das operações de câmbio originadas do agronegócio, no primeiro semestre do ano, avançou cerca de 25%, na comparação com o mesmo período de 2019. O segundo semestre já sinaliza o mesmo movimento de alta. Somente em julho, melhor mês na história em operações do Travelex Bank, houve um salto de 81% no volume financeiro, ante mesmo mês do ano passado.
“O agronegócio é uma das linhas de negócios que mais vem crescendo sua representatividade para os resultados do banco, o que reflete o crescimento do setor em meio à pandemia, além do aumento de market share”, ressalta Paulo Marcos, diretor comercial do Travelex Bank.
Em agosto, as exportações do setor agropecuário cresceram 14,6%, pela média diária, em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia. Já as exportações totais do Brasil, pela média diária, tiveram queda de 5,5%, na mesma base de comparação. E, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do País registrou uma queda de 11,4%, na comparação entre o segundo trimestre de 2019, o PIB do agronegócio avançou 1,2%.
Volatilidade do dólar
Com praticamente todas as atividades cotadas em dólar, um dos maiores desafios do agronegócio é proteger-se da volatilidade da cotação da moeda norte-americana, ressalta Paulo Marcos. De janeiro a julho, o dólar registrou uma valorização de mais de 30% frente ao real – situação que favorece as exportações.
“Para administrar a volatilidade do câmbio, o Travelex Bank recomenda, entender a necessidade cambial da empresa para a escolha do melhor produto, visando proporcionar mais segurança e previsibilidade de caixa e evitar prejuízos que podem surgir diante de grandes variações”, explica Paulo Marcos. “Após essa definição, é possível estabelecer a proteção cambial mais favorável para o cliente”.
Nesse sentido, o Travelex Bank fornece atendimento especializado para orientar os clientes a optar pela melhor solução financeira. A equipe fornece também informações macroeconômicas diárias que podem afetar diretamente a cotação das moedas. Importante destacar que a empresa trabalha com 20 diferentes tipos de moedas, inclusive as chamadas exóticas, como o yuan, da China, a libra, do Reino e o peso, tanto da Argentina, como do Uruguai e México.