Comissão de Agricultura debate preço de combustíveis e impactos no agronegócio

Publicado em 11/06/2018 por JM Online

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública, na terça-feira (12), sobre o aumento dos preços dos combustíveis, a carga tributária incidente e os impactos no agronegócio.

Os deputados ligados a Uberaba, Marcos Montes (PSD), com domicílio eleitoral no município, e Zé Silva (SD), com ligações políticas na cidade, fazem parte do colegiado como membros efetivos. Um dia antes, Montes deverá ser anunciado como parceiro de chapa do senador Antonio Anastasia (PSDB), pré-candidato ao governo de Minas. Ele será indicado pré-candidato a vice-governador.

Autor do requerimento para o debate, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) critica os aumentos sucessivos. “Por mais que se justifiquem pela alta do dólar, sabe-se que este argumento não é suficiente para se explicar o porquê de o consumidor pagar um dos combustíveis mais caros de toda a América do Sul, mesmo sendo o Brasil autossuficiente na produção petrolífera”, manifestou.

Goergen destacou ainda os impactos dos preços praticados pela Petrobras em praticamente todas as cadeias produtivas. “Em especial no agronegócio, que escoa quase que a totalidade de sua produção pelas estradas brasileiras”, disse.

Foram convidados para o debate, representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), e da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam).

Publicado originalmente por JM Online