Confira dicas para viajar dividindo todos os custos, de carona a refeições

Publicado em 12/07/2018 por O Globo

Um meio de reduzir custos e ter companhia

Ricardo Leite em carona para o litoral de São Paulo - Divulgação/Editoria de Arte

A aventura começou pela instalação no celular do BlaBlaCar, app de caronas de longa distância que surgiu na França e está no Brasil desde 2015, com mais de dois milhões de membros aqui. Nele, candidatos a motoristas e a passageiros se inscrevem, para compartilhar a viagem.

No perfil do motorista, é possível conferir modelo do carro, especificações sobre bagagem (se há espaço na mala, por exemplo) e valor do trajeto. É importante observar as avaliações de pessoas que já conheceram o motorista, sobretudo no que se refere à segurança e à cautela na direção. Afinal, todo cuidado é pouco. Há outros apps semelhantes, como o Carona Fácil. Neles, há uma lista com perguntas e respostas, como quem é responsável em caso de acidente: “A prática de caronas mostrou um aumento na segurança das estradas. (...) No entanto, se algum acidente ocorrer, o motorista é responsável por seus passageiros e é o seu seguro que deve cobrir todos os ocupantes do carro”, diz o site do BlaBlaCar.

Criamos um perfil na plataforma, que solicita foto da documentação para comprovação de identidade. Após a confirmação, fomos em busca de carona para São Paulo. Por ser um destino bastante procurado, há muita opção. O motorista escolhido foi o produtor de teatro Lenerson Polonini, de 38 anos, que ia para a capital paulista comemorar o aniversário da mãe. Foram quatro pessoas no carro (as outras duas se juntariam no meio do caminho). Do Centro do Rio até o destino combinado, a estação de metrô da Consolação, na Avenida Paulista, o trajeto saiu a R$ 90.

— Resolvi participar para economizar e porque sempre me preocupei com o meio ambiente, de ter menos carros na rua — conta Lenerson — Com o tempo, descobri pessoas incríveis e fiz amizades reais.

O trajeto com Lenerson na direção foi tranquilo, apesar do trânsito intenso no começo da tarde de uma sexta-feira. Chegando a São Paulo, foi a vez de pedir outro serviço de compartilhamento. Neste caso, mais urbano e conhecido: o Uber Pool, em que as pessoas também dividem a tarifa. Logo, entrou no carro a mineira Ângela Luz, de 51 anos, que seguia para uma happy hour com amigas de faculdade. Morando em São Paulo há 12 anos, ela diz que seu objetivo é economizar, mas que a interação é um ponto extra:

— Ficamos presos no trânsito tanto tempo que virou uma forma de conhecer gente.

Em viagens maiores, planejamento é ainda mais fundamental. É o que destaca a economista carioca Ana Machado, de 30 anos, que mora em Curitiba e vem ao Rio com frequência visitar a família, sempre dirigindo. Ela prefere viajar de dia e sempre busca companhia.

— A gente precisa fazer mais paradas, calculando pontos para abastecer, comer e descansar — explica.

Ana se interessou pelas caronas quando estudava no interior de São Paulo. Ela diz que conheceu “tanta gente legal” que hoje, formada e trabalhando, continua em busca de pessoas para compartilhar a viagem.

O empresário Ricardo Leite, de 32 anos, também é adepto. Ele sai da capital paulista com frequência para locais como o litoral norte ou o Rio, cada vez com um motorista diferente.

— Comecei na faculdade, de São José para São Paulo. Hoje, não quero mais ter carro.

FIQUE DE OLHO!!

Motorista: É fundamental consultar as avaliações de passageiros anteriores. A identidade dos condutores é verificada pela equipe do app e/ou do site. Também vale checar o tamanho do carro e o número de passageiros que estarão na viagem. E avisar aos amigos e familiares sobre a viagem, com horário de saída, previsão de chegada e locais de embarque e desembarque. O app ajuda nisso, mostrando todo o trajeto.

Horários: Em grandes cidades, evite circular na hora do rush. À noite, há menos trânsito, mas é bom verificar a iluminação da estrada.

SERVIÇO

BlaBlaCar. Aplicativo para motoristas e quem busca carona, com informações sobre ponto de embarque e desembarque, custos e perfil dos usuários. Site: blablacar.com.br

Carona Fácil. Anúncios de quem deseja ou oferece carona, com trajeto e perfil do facebook. Site: caronafacil.com