Exportações de soja em 2018 já superaram 80 milhões de toneladas

Publicado em 03/12/2018 por Valor Online

Exportações de soja em 2018 já superaram 80 milhões de toneladas

SÃO PAULO  -  As exportações de soja somaram 80,1 milhões de toneladas de janeiro a novembro deste ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) baseado nas cargas que efetivamente partiram dos portos do país no período. O resultado já supera em 17% o recorde de vendas da oleaginosa ao exterior registrado em todo o ano passado (68,3 milhões de toneladas).

Em evento realizado no dia 22 de novembro, o diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes, havia adiantado que as exportações de soja poderiam alcançar 80 milhões de toneladas em 2018.

Em novembro, quando as vendas ao exterior alcançaram quase 5 milhões, de toneladas um volume atípico para o mês - foram 2 milhões de toneladas em novembro de 2017 -, a demanda pelo grão brasileiro continuou sendo impulsionada pelas disputas comerciais entre China e Estados Unidos, que encareceram a soja americana em território chinês após a entrada em vigor de uma sobretaxa de 25%.

A "vantagem" da soja brasileira no mercado chinês, contudo, tende a acabar. No fim de semana, durante a cúpula do G-20, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, presidente chinês, avançaram em acordos para pôr fim as disputas entre os dois países.

Nesta manhã, Trump anunciou que a China aceitou a "reduzir e eliminar" as tarifas sobre os automóveis importados dos Estados Unidos. Durante o G-20, os países estabeleceram uma "trégua" na guerra comercial. As notícias devem reduzir os prêmios pagos nos portos pela soja brasileira.

Ainda conforme a Anec, em contrapartida as exportações brasileiras de milho atingiram 18,937 milhões de toneladas, queda 26,5% em relação a igual intervalo do ano passado. As vendas do cereal foram prejudicadas pela quebra de safra no país e pelo estabelecimento de fretes mínimos rodoviários, que tornaram mais caro o transporte do grão do Centro-Oeste (principal região produtora) para os principais portos no Sul e Sudeste.

Em novembro, foram enviadas ao exterior 3,947 milhões de toneladas de milho, 7,3% a menos que em novembro de 2017.