Frente parlamentar é criada em defesa da Amazônia

Publicado em 09/04/2019 por D24am

Frentes são associações de parlamentares de vários partidos para debater sobre determinado tema de interesse da sociedade. No caso, assuntos relacionados à Região Amazônica

Manaus – O deputado federal Pablo Oliva (PSL) apresentou, na quarta-feira (3), requerimento para registrar a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia. No documento, apresentado a Câmara dos Deputados, o parlamentar cita que a frente irá defender os interesses da Amazônia, priorizando o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais.
No requerimento, é informado que deputado Pablo Oliva é o presidente da Frente e que o registro da organização conta com apoio regulamentar de um terço dos membros do Poder Legislativo Federal. Ainda são apresentadas a ata de fundação da Frente Parlamentar e constituição e o Estatuto da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia.
Em reportagem ao GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), em março deste ano, o deputado já havia adiantado a intenção de criar a Frente Parlamentar. “Isto é algo que nunca existiu, uma frente específica com este objetivo. Eu já tenho 201 assinaturas de parlamentares que irão participar desta frente. Nós aqui do Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre passamos pelas mesmas dificuldades. Quem vive no interior do Pará vive as mesmas dificuldade de quem vive no interior do Amazonas, seja em relação a transporte, serviços do governo federal, seja pela participação das comunidades indígenas ou preservação”, disse.
De acordo com o deputado, a frente irá abordar temas como desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Juntos, podemos fazer com que estes cerca de 200 parlamentares, coesos e com força, possam defender os interesses da Amazônia”, afirmou.
Bandeiras
AO GDC, Pablo afirmou defender um novo modelo econômico para a Região Amazônica que deve funcionar paralelo a Zona Franca de Manaus (ZFM), modelo que, segundo o parlamentar, prioriza a economia da capital e região metropolitana. Oliva, do partido do presidente Jair Bolsonaro defende, ainda, o diálogo com políticos de diferentes vertentes ideológicas, em busca de propostas em prol do desenvolvimento do Amazonas.
“A gente quer pegar a política que o governo federal quer implementar no Brasil – de desenvolvimento agropecuário, de mineração, de outras matrizes energéticas – e usar esta pauta para que o Amazonas entre no caminho do desenvolvimento”, disse.
O deputado promete dialogar com políticos de ideologias diferentes visando aprovação de propostas que favoreçam o Amazonas.