JBS: Lucro líquido aumentou 43,5% no 1º tri, para R$ 500,5 milhões

Publicado em 15/05/2018 por Valor Econômico

SÃO PAULO  -  Impulsionada pelo desempenho das operações de carne bovina nos EUA, a JBS registrou lucro líquido de R$ 506,5 milhões no primeiro trimestre, um crescimento de 43,5% em relação aos R$ 353 milhões reportados em igual intervalo do ano passado. Financeiramente, a companhia também dissipou ontem um dos motivos de receio dos investidores ao anunciar que chegou a um acordo com os bancos no Brasil para rolar dívidas por três anos.

Mais uma vez, o ciclo positivo da pecuária nos Estados Unidos beneficiou a JBS. No mercado americano, a companhia conta com maior oferta e demanda aquecida -- o país está em pleno emprego. E, no caso da JBS, ter a conjuntura favorável para o negócio de carne bovina nos EUA significa inevitavelmente bom desempenho. A JBS USA Beef (que contempla também os negócios nos Canadá e na Austrália) representa 40% das vendas.

No primeiro trimestre, essa divisão registrou uma margem Ebitda de 6%, ante apenas 3,7% um ano atrás. Nos negócios de carne de frango (Pilgrims Pride) e carne suína nos EUA, a companhia também registrou melhores resultados, com margens de dois dígitos.

Como um todo, a receita líquida da JBS totalizou R$ 39,8 bilhões, alta de 5,8% na comparação anual. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 2,8 bilhões, avanço de 30%. Com isso, a margem Ebitda ajustada da JBS cresceu 1,3 ponto percentual, passando de 5,7% no primeiro trimestre de 2017 para 7%.

No Brasil, a JBS registrou melhoras na Seara. No primeiro trimestre, a empresa (que reúne os negócios de aves, suínos e alimentos processados) teve um Ebitda de R$ 330 milhões, incremento de 53% na comparação anual. A margem Ebitda cresceu três pontos, atingindo 8,3%.

Em contrapartida, a receita com as vendas da Seara caiu 2,7%, para R$ 3,9 bilhões. De acordo com a JBS, esse já é um reflexo da sobreoferta de carne de frango no país. No primeiro trimestre, o preço do frango vendido pela empresa diminuiu 9%.