Manaus sedia pela 1° vez ação nacional contra exportação de gado vivo

Publicado em 12/06/2018 por Manaus Alerta

A “Manifestação contra Exportação de Gado Vivo” realizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal levará manifestantes ao centro histórico de Manaus nesta quinta-feira (14) no Largo São Sebastião, bairro Centro, às 16h. A ação quer medidas para o fim do transporte de exportação do animal vivo. Ao total, serão 10 cidades brasileiras, Manaus e Belém são as únicas da região norte a aderir o movimento.

O Brasil exporta anualmente milhares de bovinos para abate no Oriente Médio, em viagens de semanas, condições muitíssimo precárias, alta densidade de lotação e insuficiente assistência veterinária. Se mortos durante o trajeto, são atirados ao mar, assim como toneladas de dejetos produzidos na viagem. Além de impacto ambiental, risco de acidentes é alarmante.

Em Manaus, o evento é organizado pela ONG PATA única filiada ao Fórum Animal. De acordo com a tesoureira da ONG Vanessa Menezes, a manifestação serve para despertar na população a qualidade do produto e a vida dos animais. “Estamos honrados de participar desta mobilização nacional. As pessoas nem sempre sabem a origem do que comem, ou seja, ninguém sabe ao certo como é o processo do produto até chegar a mesa. Além disso, queremos levantar a questão do sofrimento animal. Ao ser transportado vivo ele passa dias em locais pequenos, inadequados e sujos. Isso impacta diretamente no produto final”.

A mobilização ainda conta com a participação de outras ONGs como a Sem Raça Definida (SRD) e apoio público por meio da vereadora Joana D’arc protetora dos animais que é a única defensora da causa no meio político.

Fórum Animal

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) é a maior rede de proteção animal do Brasil, com mais de 130 entidades afiliadas em todas as regiões do país.

Há mais de quinze anos, atuamos na disseminação do respeito, proteção e defesa dos animais. Lutamos para construir uma nova sociedade onde a compaixão pela vida animal seja um valor nacional, compartilhado por todos os brasileiros.

Ao mesmo tempo, nossas afiliadas proveem cuidado direto para milhares de animais que são vítimas de abuso, abandono ou tráfico

Com informações da assessoria

Publicado originalmente por Manaus Alerta