Negócio imita a natureza como solução sustentável para limpar a casa

Publicado em 03/12/2018 por Valor Online

Negócio imita a natureza como solução sustentável para limpar a casa

Um encontro com um químico levou o brasileiro José Luis Majolo, administrador de empresas, a mudar os rumos de sua carreira pela segunda vez, em um processo que resultou numa empresa inovadora e sustentável.

 Em 2003, após 35 anos no mundo corporativo e financeiro, Majolo inaugurou um hotel butique na Mata Atlântica, próximo a São Paulo. Certo dia, foi procurado no estabelecimento por um químico interessado em vender uma nova fórmula para produtos de limpeza, desenvolvidos por pesquisadores do Ceará - sem cloro, fosfato e outros compostos tóxicos usualmente encontrados nos produtos de limpeza. A compra visava o bem-estar dos hóspedes, mas a partir dela surgiu a ideia de criar um novo negócio que resultou na TerpenOil, empresa de química verde voltada a ativos naturais de fontes renováveis para o mercado de limpeza de alta performance. 

Produtos de limpeza tradicionais podem ser prejudiciais à saúde e ao ambiente. Recente pesquisa da Universidade de Bergen, na Noruega, publicada pela Sociedade Toráxica Americana, aponta que limpar a casa pode ser tão prejudicial quanto fumar vinte cigarros por dia, ao se aspirar os componentes químicos dos produtos. 

A agência de proteção ambiental americana, EPA, associa produtos químicos de limpeza a questões ambientais porque seus compostos orgânicos voláteis (VOCs) tendem a prejudicar sistemas hídricos - por dificuldades de descarte - e a qualidade interna do ar. Também contribuem para a poluição externa e danificam a camada de ozônio, reduzindo sua capacidade de absorção de raios ultravioleta. Estudo da EPA sugere que o ar interno é de duas a cinco vezes mais poluído que o externo, devido a fontes de combustão e produtos de limpeza. 

Em 2017, Majolo comprou a patente da fórmula de limpeza da Universidade do Ceará e depois foram desenvolvidas formulações mais adequadas à produção industrial. "O desafio combinou com o antigo desejo de levar ao mundo algo positivo e ao mesmo tempo lucrativo", conta o empresário. Para ter sucesso, o produto também precisava alinhar preço, escala e qualidade. 

"A pegada está em replicar o funcionamento da natureza no dia a dia, recuperando com novas tecnologias o que perdemos ao longo dos milênios, sem voltar à Idade da Pedra", diz Majolo. A novidade do produto, além da eficiência contra a sujeira, o mofo ou o bolor, estava na origem: a natureza. A fórmula é baseada em terpeno - composto presente em cítricos e outros vegetais, com propriedades bactericidas e fungicidas. 

Sediada em Jundiaí, a 60 km da capital de São Paulo, a TerpenOil obtém a maior parte de sua matéria prima de laranjas processadas em fábricas de suco. Mas também usa pinho, eucalipto e citronela. Os principais consumidores são empresas que demandam bons índices de sustentabilidade e de saúde do trabalhador. Mensalmente são produzidos 60 mil litros de soluções de limpeza, todos biodegradáveis e baseados em recursos renováveis. 

Testes realizados com amostras da TerpenOil no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mostraram a capacidade de reduzir 90% dos fungos e 80% das bactérias presentes no que se respira em ambientes fechados. A empresa é a única do setor no país a ter o selo ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, como chancela para fornecimento a "green buildings". 

No Brasil, o mercado de produtos de higiene e limpeza faturou R$ 21,5 bilhões em 2016, com crescimento de 44,3% desde 2011. "Encontramos espaço na onda da demanda por vida saudável e produtos naturais de fontes renováveis", diz Marcelo Ebert, diretor da TerpenOil. 

O modelo de negócios original estava centrado nas vendas corporativas, faltava chegar ao varejo. O que aconteceu em 2018 com lançamento da marca YVY, com seu próprio modelo de vendas de cápsulas de produtos de limpeza concentrados para clientes domésticos - por e-commerce, no modelo de clube de assinatura. O produto concentrado em cápsulas evita a embalagem em recipientes plásticos que em grande parte são ocupados com água e reduz as necessidades de transporte. 

A empresa investiu US$ 10 milhões nas duas linhas, com aumento das vendas entre 20% e 40% ao ano. Embora recentes, as vendas no varejo têm apresentado um crescimento consistente de 20% ao mês. Os concorrentes da TerpenOil são outros fabricantes de produtos de limpeza com base em terpenos, mas apenas no mercado corporativo. 

A TerpenOil também desenvolveu produtos para tratamento de emissões de gases, que neutralizam VOCs e odores em dutos de ar condicionado de ambientes industriais. Hoje, esse produto representa uma pequena parte do leque oferecido pela companhia e é voltado só para o cliente corporativo. "À medida que o mercado se torna mais consciente, o plano é expandir o portfólio de produtos", diz Ebert.