Noruega só mantém investimento na Amazônia se dinheiro for usado no combate ao desmatamento

Publicado em 04/07/2019 por O Globo

Embaixada afirma estar aberta a discutir propostas para melhorar a eficiência do Fundo 'desde que que esses ajustes contribuam para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica'
Após o Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa) ser extinto na sexta-feira (30) e o governo brasileiro propor que o dinheiro fosse usado também para indenizar desapropriação de terras, o maior doador do Fundo se manifestou nesta quarta-feira (03). Segundo o jornal O Estado de S.Paulo , o governo da Noruega afirmou que só irá manter as doações se o dinheiro for usado especificamente no combate ao desmatamento. A assessoria da embaixada confirmou as informações ao GLOBO.
"Estamos sempre abertos a discutir propostas que possam melhorar a eficiência e o impacto do Fundo, desde que esses ajustes contribuam para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica", informou a embaixada da Noruega no Brasil ao diário paulista.
A embaixada também afirmou que "continua seu diálogo sobre a governança e a eficiência do Fundo Amazônia com representantes do governo federal". E que deseja "continuar a colaboração com o Brasil" fazendo a sua parte "para manter os pontos estabelecidos no acordo".