Rede lança novos produtos para a retomada de operações pós-pandemia, onde 100% do café servido pela marca é certificado pela Rainforest Alliance.
O McCafé,
cadeia de cafeterias do McDonald’s, completa 20 anos de atuação no Brasil em
2020. Tendo como estrela um café de alta qualidade, produzido com 100% de grãos
do tipo arábica, considerado um dos mais nobres do mundo, o McCafé teve sua
primeira unidade do país inaugurada na Avenida Paulista, em São Paulo, e hoje
conta com 77 endereços distribuídos por diversos estados brasileiros. No último
ano, mais de 93 toneladas de café foram consumidas na rede.
O segmento
de café do McDonald’s chegou ao país para atender à crescente demanda do
público brasileiro por um produto de qualidade e pelo alto potencial do mercado
nacional, que é o segundo maior em consumo de café em todo mundo. Para a
retomada das operações pós-pandemia, o McDonald’s lança no cardápio do McCafé
produtos que também devem seguir conquistando os consumidores mais exigentes,
como muffin de blueberry, tartelete com cobertura de morango ou chocolate e
quiche de palmito, além de uma versão mini do famoso pão de queijo da marca.
Diante do novo cenário, a cadeia também vem se adaptando e passou a entregar
desde junho, em algumas unidades, os produtos do McCafé pelos serviços de
McDelivery, Drive-Thru e para viagem.
Além das
novidades, o menu da marca conta com o tradicional expresso e variedades como
Latte, Moca, Cappuccino, Machiatto, entre outras, e até opções geladas, como os
queridos Iced Mix Cookies e Iced Moca Mix. Para acompanhar as bebidas, estão
disponíveis produtos salgados e doces, entre eles o pão de queijo, que pode ser
encontrado apenas no McCafé do Brasil, adicionado ao cardápio para atender o
gosto local.
Certificação Rainforest Alliance
Desde 2015,
100% do café servido nos McCafés e restaurantes McDonald's no Brasil contam com
a certificação da Rainforest Alliance, reforçando o comprometimento da rede em
mitigar seu impacto no meio ambiente e promover a sustentabilidade. Para
receber a certificação, os produtores e fazendas parceiras precisam seguir uma
série de normas baseadas em quatro pilares principais: gestão da fazenda, boas
práticas agrícolas, bem-estar dos trabalhadores e boas práticas ambientais. A
produção sustentável do café traz, ainda, benefícios importantes como a redução
de agroquímicos e para a biodiversidade, como a melhora na qualidade do solo,
além do impulsionamento de produtividade com redução de custos.
“Os
consumidores estão cada vez mais em busca de transparência em relação à procedência
dos produtos que consomem. Quando falamos de café, as pessoas têm buscado mais
informações sobre a qualidade e a origem dos grãos, as condições de trabalho no
campo, os processos sustentáveis envolvidos e os impactos ambientais e sociais
gerados do plantio à embalagem do café. Por isso, fazemos questão de usar nossa
escala para apoiar o trabalho desenvolvido pela Rainforest Alliance e temos o
compromisso de adquirir apenas o café certificado, que significa que ele foi
produzido de acordo com padrões rigorosos que protegem o meio ambiente,
capacitam os produtores rurais e apoiam as comunidades locais”, comenta
Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Sustentabilidade e Responsabilidade
Social da Arcos Dorados.
O café
certificado pela Rainforest Alliance beneficia todos os envolvidos na cadeia
produtiva: agricultores e trabalhadores ganham acesso a meios de subsistência
sustentáveis, marcas passam a oferecer produtos de qualidade, varejistas
gerenciam riscos com mais facilidade e consumidores passam a ter mais confiança
nas marcas e compram produtos alinhados a seus valores pessoais.
“A parceria
com empresas como a Arcos Dorados é essencial para complementar o nosso
trabalho no campo. Se de um lado temos agricultores investindo para tornar a
sua produção mais sustentável nos âmbitos econômico, social e ambiental, do
outro temos empresas e marcas comprometidas com práticas de compra responsável,
prestação de contas e respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Ao
comprar um café no McCafé, o consumidor contribui para ampliar o impacto
positivo de fazendas e empresas comprometidas com cuidar das comunidades e dos
nossos recursos naturais”, afirma Giovanna Garcia, Gerente de Mercados na
Rainforest Alliance.