Sem carvão para churrasco

Publicado em 15/05/2018 por Jornal do Comércio - RS

O Estado corre o risco de enfrentar até o desabastecimento de carvão para o churrasco do fim de semana devido ao "apagão florestal". É porque houve um decréscimo no plantio de acácia, árvore da qual se obtém o carvão com maior poder calorífico, preferido pelos churrasqueiros - profissionais e amadores. O problema atinge também quem utiliza a madeira de acácia como combustível para calefação residencial e em estabelecimentos do tipo pizzarias e panificadoras. O "apagão" que ameaça o setor é pauta do Encontro da Cadeia Produtiva de Base Florestal do RS, dia 17 deste mês na Fiergs, presente a presidente executiva da Ibá - Indústria Brasileira de Árvores, Elizabeth de Carvalhaes.
Restrições ao plantio
O risco de "apagão" decorre, basicamente, das restrições impostas ao plantio de florestas pelos órgãos ambientais do Estado. Entre as maiores ameaças estão as indústrias de serraria, marcenaria, tornoaria, carvoaria, cavacos chapas, totalizando 6,5 mil estabelecimentos nos quais são gerados 45 mil postos de trabalho, estimando-se um déficit de 1,0 milhão de metros cúbicos de matéria-prima anual.
Nova loja da TIM
Operadora TIM inaugura amanhã no Bourbon Shopping de Novo Hamburgo sua primeira loja para os gaúchos em novo formato de atendimento, estrutura e design, alinhados ao novo posicionamento da marca. Ela ganha layout com materiais inovadores, cores sólidas e efeitos de luz e oferece experiências e interatividade com lançamentos e degustação de produtos e serviços.
Expansão em licitações
A gaúcha LM Informática aumentou em 162% seu faturamento na área de licitações neste primeiro trimestre, sobre igual período de 2017 em computadores, racks para data center e servidores. É o reflexo de seu investimento no segmento de governo, para o qual dobrou o time de vendas nos últimos meses. A expectativa é que, ao final do 2018, a área represente até 40% do seu faturamento geral.
Rede Saladices no RS
O ParkShopping Canoas inaugura amanhã o primeiro restaurante da rede Saladices no Estado. Com pouco mais de um ano da abertura da matriz, em Florianópolis, ele se tornou referência em alimentação saudável. A previsão é de que a nova unidade de Canoas siga o ritmo aquecido de Santa Catarina, que vendeu em 2017 mais de 110 mil refeições com faturamento bruto de R$ 2,38 milhões.
Diversidade corporativa
Negros, mulheres, pobres e população LGBT têm currículos naturalmente rejeitados pelo viés inconsciente. O assunto será tema de talk show amanhã de manhã no Platinum Tower sob o título Diversity Talks: Como a diversidade pode agregar valor às empresas? O evento é promovido pelo Comitê de Diversidade do escritório Souto Correa Advogados e pela Tree Diversidade.
Tecnologias para o agronegócio
Tecnosinos irá receber nesta sexta-feira o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietbohl e o superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho. É para aproximar os produtores rurais gaúchos do ecossistema de inovação. Na oportunidade os empresários conhecerão a forma de atuação e os programas do Tecnosinos, assim como as startups do parque que desenvolvem tecnologias para o agronegócio. A agenda inclui, ainda, uma visita ao Instituto de Pesquisas em Alimentos e Nutracêutica da Unisinos (Nutrifor), com a apresentação dos projetos de pesquisa em alimentos.