Dólar cai e vale R$ 3,16, à espera de ata do Fed; Bolsa recua 0,2%

Publicado em 11/10/2017 por O Globo

- - Karen Bleier / AFP

RIO - O dólar comercial opera em queda de 0,56% contra o real nesta quarta-feira, cotado a R$ 3,167 para venda, com os investidores em compasso de espera pela ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que será divulgada à tarde. Em escala global, a moeda americana recua 0,22% contra dez pares.

No mercado acionário, após subir 1,5% e bater novo recorde na véspera com a expectativa de que alguma reforma da Previdência será aprovada este ano, o índice de referência Ibovespa perde 0,24%, aos 76.710 pontos.

A agenda doméstica trouxe uma notícia inesperada e negativa. As vendas no varejo brasileiro surpreenderam ao recuaram 0,5% em agosto na comparação com o mês anterior - embora tenham subido 3,6% sobre um ano antes - informou o IBGE nesta quarta-feira. Esperava-se uma alta de 0,2%.

Também é um dia negativo para as commodities metálicas. Os futuros do aço e do minério de ferro na China caíram para mínimas em meses nesta quarta-feira, pressionados por crescentes estoques, após uma semana de feriado no país e com operadores antecipando uma menor demanda devido ao inverno. As ações da mineradora Vale caem 0,60%.