Embarque de carne bovina à China sobe 16,5%

Publicado em 14/11/2017 por DCI

14/11/2017 - 05h00

Embarque de carne bovina à China sobe 16,5%

- As exportações brasileiras de carne bovina para a China cresceram 16,5% no acumulado do ano até outubro, para 449,1 mil toneladas, e já representam 37,5% do total embarcado pelo país no período, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) nesta segunda-feira (13).

No mesmo período do ano passado foram exportadas 375 mil toneladas. O volume é resultado de um compilado das exportações feitas por meio da cidade estado de Hong Kong e diretamente pelo continente, com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex/Mdic).

Conforme a Abrafrigo, as importações chinesas de carne bovina brasileira significavam 25% do total comercializado pelo Brasil em 2014 e apenas 4% em 2005.

"Essas importações têm potencial de crescimento ainda maior porque calcula-se que o crescimento da demanda por carnes bovina, suína e de aves na China devido ao recente movimento de urbanização do país e a mudança nos hábitos alimentares é superior a 300 mil toneladas por ano", citou a Abrafrigo em nota.

O Brasil recebeu recentemente autorização para que 22 novas plantas frigoríficas possam exportar para a China, sendo que há ainda outras 36 em processo de habilitação, lembrou a associação.

De acordo com a Abrafrigo a demanda chinesa somada à de outros grandes compradores como Egito, Irã e Arábia Saudita garantirá que o resultado dos embarques de 2017 será superior ao registrado no ano passado, quando foram negociadas 1,4 milhão de toneladas. No acumulado do ano, as exportações atingiram 1,2 milhão de toneladas e receita de US$ 4,9 bilhões. Até o mesmo período do ano passado, haviam sido exportadas 1,1 milhão de toneladas com a receita de US$ 4,4 bilhões. "O resultado está distante do recorde brasileiro de 2014, mas o País caminha para recuperar esse patamar", afirmou a associação. /Agências

Assuntos relacionados:

pecuária