Com financiamento da Afap, produtor rural aumenta rebanho

Publicado em 09/03/2018 por Diário do Amapá

O Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) entregou, nessa quarta-feira, 7, dez matrizes bovinas da raça Nelore de dupla aptidão (carne e leite) ao produtor rural Domingos Tomaz, da comunidade Boa Vista, distante a 45 quilômetro da sede do município de Laranjal do Jari.

 

Os animais, que custaram R$ 25 mil, foram adquiridos por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap), gerenciado pela Agência de Fomento do Amapá (Afap). São dez fêmeas, de uma raça muito procurada para a produção de carne e leite e que darão origem a outros gados.

 

De acordo com o gerente regional do Rurap no município de Laranjal do Jari, Dalberto Moraes, o Frap é um estímulo do Governo do Amapá para o desenvolvimento do setor produtivo, incluindo o extrativismo, agricultura, piscicultura e pecuária. Para acessar o recurso, os produtores são orientados pelo instituto, que ajuda na elaboração do projeto, encaminha para análise da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e posteriormente repassa à Afap, que libera o recurso. Todos os animais adquiridos passam por vistorias feitas por profissionais especializados, até a chegada na propriedade e durante a criação.

 

"Uma vez que o governo paga à vista pelos animais, temos que fazer o acompanhamento antes da compra e durante a criação para garantir a boa condição desses animais. Para serem vendidos, é necessário apresentar três atestados de vacinação atualizados do gado, contra a tuberculose bovina, febre aftosa e brucelose. A ideia é garantir aos produtores um rebanho saudável que eleve o índice da produtividade da carne e leite", explicou o gerente.

 

O gerente salientou ainda que o Governo do Amapá possibilita aos trabalhares rurais pagamento parcelado dos valores financiados, e se as parcelas forem pagas até a data do vencimento, terão 20% de desconto.