Avião militar da Espanha cai após desfile de feriado nacional

Publicado em 12/10/2017 por O Globo

Fumaça em local de queda de avião militar na Espanha após desfile nacional em Madri - Reprodução

MADRI - Um avião militar espanhol caiu após participar de um sobrevoo durante um desfile em comemoração ao feriado nacional no país, informou o Ministério da Defesa A queda foi próxima à base militar de Los Llanos na cidade de Albacete, a 300 quilômetros a sudeste de Madri, quando retornava da parada realizada na capital. O piloto, que era o único passageiro, não conseguiu saltar do avião e morreu, segundo o governo.

A polícia local confirmou que recebeu as primeiras chamadas de socorro às 12h15 do horário espanhol (7h15 em Brasília), e foi imediatamente para o local. Equipes da Polícia Nacional, bombeiros e um helicóptero sanitário também foram enviadas para lá. Os acessos à base militar de Los Llanos estão inteditados. A aeronave é uma das quatro de modelo Eurofighters da Ala 14, de acordo com o ministério.

O desfile aéreo em Madri contou com a participação de 78 aeronaves com representação de todas as instâncias da Força Aérea, um avião da Guarda Civil, helicópteros e a Patrulha Acrobática Águila, segundo o jornal "El País".

A Espanha comemora nesta quinta-feira seu feriado nacional, símbolo da unidade do país, ameaçada pela crise entre Catalunha e Madri. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o rei Felipe VI, participaram do tradicional desfile militar nas ruas de Madri para comemorar a descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492.

Mas o clima não é de festa na Espanha, confrontado com a sua mais séria crise política desde o retorno da democracia em 1977, quarenta anos atrás, com a vontade dos separatistas na Catalunha de forçar o divórcio .