Carrefour avança em pecuária sustentável e em defesa da fauna brasileira

Publicado em 22/05/2019 por Máquina Comunicação

No Dia Internacional da Biodiversidade, companhia destaca iniciativas na agropecuária contra desmatamento e doações de alimentos a parceiros que atuam na proteção de animais silvestres

São Paulo (SP), 22 de maio de 2019 – O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado nesta quarta-feira, (22), foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da diversidade biológica e a necessidade de proteção de todos os ecossistemas. Nessa linha, o Grupo Carrefour reitera seu compromisso global para reduzir drasticamente o risco de desmatamento. No Brasil, 74% da emissão de gases de efeito estufa estão relacionados à agropecuária, um dos principais vetores de desmatamento no país, segundo o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa).

Para atingir este objetivo global, o Carrefour Brasil segue avançando na Plataforma de Pecuária Sustentável, que garante a sustentabilidade da cadeia de fornecimento do setor. O programa inclui um sistema que realiza o monitoramento da produção de bovinos, a fim de inibir o risco de desmatamento e reduzir emissões; combater a exploração de terras indígenas e de unidades de conservação ambiental; e reduzir os riscos de violação aos direitos humanos.

Em outra frente, a companhia lançou junto à Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) uma parceria para a produção sustentável de bezerros. Até 2020, serão investidos mais de 3 milhões de euros para fomentar a prática em mais de 450 propriedades das regiões mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia.

Essas iniciativas estão alinhadas com as premissas da linha “Sabor & Qualidade” e com a estratégia global Carrefour 2022, que busca ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, orgânicos e de alta qualidade a um preço justo.

Além disso, o Carrefour Brasil também reforça o apoio à biodiversidade ao unir o combate ao desperdício de alimentos com a proteção dos animais silvestres, por meio de doações para três importantes iniciativas.

Sob responsabilidade de colaboradores do hipermercado Carrefour em Curitiba (PR), o projeto Alimentando Espécies em Extinção reaproveita alimentos de qualidade, porém fora do padrão de comercialização, de setor de FLV. O objetivo é alimentar animais ameaçados que, sob os cuidados do Criadouro Onça Pintada, passam por um processo de reabilitação para reintrodução na natureza com a ajuda de ações do Ibama. Desde o início do projeto, em dezembro de 2018, já foram arrecadadas 14 toneladas de alimentos, destinados a mais de 2.200 animais de 190 espécies.

Já o Santuário Terra dos Bichos, ONG de São Roque (SP) abriga cerca de 400 animais de 15 espécies diferentes retirados de maus tratos ou que foram apreendidos pelo Ibama. A ONG recebeu do Carrefour no último dia 18 de abril um total de 1,7 tonelada de alimentos, entre frutas, legumes, verduras, ração, farináceos e grãos, que sobraram dos estoques de lojas de São Paulo, Jundiaí e Osasco para ajudar na alimentação dos animais recolhidos. 

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property.  Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 660 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 56,3 bilhões em 2018 e mais de 84 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser um dos maiores empregadores privados do país, a maior distribuidora de alimentos, o maior varejista de capital aberto e umas das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos cinco anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 300 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 100 milhões de clientes. Em 2018, as vendas globais da companhia totalizaram € 84,9 bilhões.