ANP aprova criação de grupos de trabalho para discutir campos maduros

Publicado em 08/08/2018 por Valor Online

RIO  -  A diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou na terça-feira a criação de um grupo de trabalho para discutir medidas para atrair investimentos voltados para a produção de campos maduros em bacias terrestres e em águas rasas. Os estudos deverão ser concluídos até 13 de setembro.

A ANP informou que, caso as conclusões dos estudos indiquem a necessidade, a agência enviará os resultados das discussões ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), “propondo a execução de análises conjuntas dos dois órgãos com o objetivo de identificar medidas voltadas para a diversificação de operadores e a atração de investimentos”.

A diretoria do órgão regulador também aprovou a elaboração de estudos para avaliar possível concentração no mercado de gás natural, envolvendo as etapas de produção, comercialização, tratamento, carregamento e transporte. A ANP informará ao Cade, caso julgue necessário, as conclusões das análises, propondo a execução de estudos conjuntos para indicar medidas para aumentar a concorrência no mercado brasileiro de gás natural.