O essencial da manhã: Unidades de saúde do Rio atendem pacientes fora do sistema de regulação

Publicado em 11/07/2018 por O Globo

Tribunal de Contas encontrou irregularidades em filas do Sisreg - Pablo Jacob / Agência O Globo

Olá, bom dia.

A rede municipal de Saúde do Rio registrou mais atendimentos em maio e junho de 2017 do que agendamentos. A falha foi descoberta por uma auditoria do Tribunal de Contas do Município. Na prática, a discrepância significa que as unidades de saúde atendem pacientes fora do Sistema de Regulação. A cidade tinha, em julho do ano passado, mais de 192 mil pessoas na fila de espera.

O número de atendimentos na Policlínica Guilherme da Silveira, em Bangu, por exemplo, chegou a ser 33,7% maior do que os casos agendados. Para especialistas, a incompatibilidade constatada pelo TCM pode encobrir tanto falha de organização quanto desrespeito à fila.

E foi a fila de atendimento na saúde que colocou o prefeito Marcelo Crivella (PRB) diante de pedidos de impeachment apresentados à Câmara dos Vereadores. Ele prometeu a pastores evangélicos facilidades na realização de cirurgias. A Secretaria municipal de Saúde não comentou o relatório do TCM.

Crivella está preocupado em garantir apoio suficiente no Legislativo para evitar um processo de impedimento. Mas sua estratégia de trocar cargos no segundo escalão da prefeitura teve efeito colateral: o prefeito perdeu apoio na Câmara.

Míriam Leitão: usar o poder para beneficiar grupo religioso é desvio igual a corrupção.

Risco de rombo

Prontas para votação no Congresso Nacional, pautas que beneficiam municípios, estados e setores da economia podem gerar despesa de R$ 48,3 bilhões ao governo federal. O problema é que o Tesouro não tem caixa para gasto extra.

Enquanto isso, os projetos de interesse do governo devem ficar para 2019.

No último minuto

Os partidos deixaram as convenções em que devem apresentar candidatos à Presidência ou apoio a outras legendas para os últimos dias do prazo dado pela Justiça Eleitoral. Em análise, Leandro Loyola explica a estratégia das siglas e o que significarão os acordos para a eleição.

Dos rompantes ao homem ‘indignado’: o PDT tenta amenizar imagem de Ciro Gomes.

Bernardo Mello Franco: apresentador José Luiz Datena deu outra volta nos políticos.

A outra vaga

Inglaterra e Croácia disputam, às 15h, o direito de enfrentar a França na final da Copa da Rússia. De um lado, os ingleses seguem o discurso de unidade do treinador Gareth Southgate, que transcende as quatro linhas — lembre-se, é o país do Brexit. Do outro, os croatas apostam em no zagueiro- ‘‘espião’’ Dejan Lovren.

Análise dos passes mostra como a França neutralizou o ataque belga e garantiu vaga na decisão.

Viu isso?

Festa de fim de ano na PM teve sorteio de TVs compradas com dinheiro público.

Novo ministro do Trabalho diz que fará ‘limpa’ na pasta.

Ministério da Fazenda quer tributar fundos exclusivos de investimentos.

Espírito Santo e Pará vão à Justiça contra o governo federal por ferrovias.

Ar de São Paulo voltou a ser respirável durante greve dos caminhoneiros.

Dados sob controle

O Senado aprovou o marco legal para proteção de dados de usuários na internet. As novas regras agradaram especialistas: incluem maior controle do cidadão, restrição para informações de crianças e punições de até R$ 50 milhões para infrações.

Ordem sem eficácia

Os Estados Unidos descumpriram ordem judicial para enviar menores de 5 anos às famílias enquadradas na política de “tolerância zero” à imigração irregular. E o governo de Donald Trump decidiu colocar tornozeleira eletrônicas nos imigrantes. Enquanto isso, a burocracia impede reunião de 46 crianças brasileiras com os pais.

Países da Otan se reúnem após ameaças de Trump de reduzir o financiamento ao bloco.

A genética do ‘supertomatinho’

Técnicos da Embrapa criaram uma variedade de tomate mais resistente a pragas e com três vezes mais licopeno, nutriente que atua como antioxidante e, segundo estudos, está associado à prevenção do câncer.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

Já recebe a newsletter diária? Veja mais opções.

Digite as letras da imagem: Captcha

TROCAR IMAGEM

Quase pronto...

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.

{{mensagemErro}}