Existe diferença entre o café expresso e o coado? Tire esta e outras dúvidas com um especialista na bebida

Publicado em 13/04/2018 por Jornal da Paraíba

Existe diferença entre o café expresso e o coado? Tire esta e outras dúvidas com um especialista na bebida

Salmon Elys tira algumas dúvidas sobre uma das bebidas favoritas dos brasileiros.




caféO Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No sábado (14) é comemorado o Dia Mundial da bebida que faz parte do cotidiano de muitos brasileiros.

Seja para reunir os amigos numa roda de conversas, fechar negócios ou até mesmo para aumentar a disposição, o café está sempre presente. No entanto, há algumas discussões sobre os benefícios e malefícios da bebida. Para tirar algumas dúvidas, o JORNAL DA PARAÍBA procurou o especialista em café do grupo São Braz, Salmon Elys, para falar um pouco sobre a bebida. Confira:

1) O café coado tem mais sabor que o expresso

Não. A diferença entre o café coado e o expresso é a quantidade de cafeína presente na bebida. A cafeína precisa de um tempo para ser extraída do grão para a bebida. Como no café coado o processo de produção é mais lento então há uma maior concentração de cafeína do que no expresso em que a água passa rapidamente pelo café.

2) Café tira o sono

Sim. A cafeína acelera o metabolismo de quem a consome. Por isso, que o café tem esse efeito de diminuir o sono de quem bebe.

3) Cafeína em excesso faz mal

Sim. A cafeína em excesso faz mal. No entanto, em um café arábico apenas 1,16% de sua composição é de caféina. Numa xícara de 50ml apenas 20% de sua composição é de sólidos do café. Então, a quantidade de cafeína presente em uma xícara de café é muito pequena. Para fazer mal a uma pessoa seria necessário consumir quatro litros de café em uma mesma hora.

4) Café dá dor de cabeça

Não. O café em si não tem nenhuma propriedade que cause dor de cabeça. Talvez a ausência do produto possa dar alguma dor de cabeça. O café possui alcaloides que causam dependência, então quem é acostumado a tomar a bebida pode sentir um pouco de dor de cabeça se ficar sem a bebida.

5) Diversos fatores interferem no sabor final do café

Sim. Há diversos fatores que podem alterar alterar o sabor da bebida. Desde a matéria prima, o ponto de torra, a moagem do grão e o modo de preparo da bebida. Quando você vai a uma cafeteria que tem um barista, ele tem que entender de todo esse processo para criar a bebida a ser servida.

6) Crianças podem tomar café

Sim. Até o momento nunca ouvi falar de nenhuma contradição. Inclusive recentemente vi uma matéria que aponta que o café ajuda no desenvolvimento da criança ao acelerar o metabolismo.

7) Não pode tomar medicamentos com café

Não. Não há nenhuma contraindicação de se tomar remédio com café. Inclusive a cafeína está presente na composição de alguns remédios.