Folha faz debate sobre o papel da mulher na Justiça nesta terça

Publicado em 13/03/2018 por Folha de S. Paulo Online

A Folha realiza nesta terça-feira (13) um debate sobre a presença das mulheres no Poder Judiciário, em paralelo ao Fórum Econômico Mundial para a América Latina.

O evento "Mulheres no Poder: a Questão do Gênero na Justiça Brasileira" discute ainda estratégias para aumentar a participação feminina no setor --apenas um terço dos magistrados, 21% dos desembargadores e 18% dos ministros de tribunais superiores são mulheres.

Participam do encontro a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, a ministra-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Grace Mendonça, e a ministra do STM (Superior Tribunal Militar) Maria Elizabeth Rocha.

A trajetória das convidadas reforça a importância do debate. A mineira Cármen Lúcia é ministra do STF desde 2006 e a segunda mulher a ocupar a vaga na corte. A primeira foi Ellen Gracie, que deixou a instituição em 2011.

Grace Mendonça é a primeira mulher a assumir oficialmente o cargo de advogada-geral da União. Antes de ingressar na AGU, em 2001, foi assessora do subprocurador-geral da República e advogada da Companhia Imobiliária de Brasília.

Doutora em direito constitucional e ministra desde 2007, Maria Elizabeth Rocha presidiu o Superior Tribunal Militar entre 2014 e 2015. Foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo em mais de 200 anos de existência da corte superior militar.

O debate será mediado pela editora da coluna Mercado Aberto da Folha, Maria Cristina Frias.

O evento ocorre das 10h às 12h, no Teatro Alfa (rua Bento Branco de Andrade Filho, 722), em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. As inscrições estão encerradas.