Idosos casados há 75 anos são primeiras vítimas identificadas em incêndio na Califórnia

Publicado em 11/10/2017 por O Globo

Charles e Sara Rippey estavam casados há 75 anos - Cortesia de Mike Rippey / AP

NAPA, EUA - Dois idosos que se casaram há 75 anos são as primeiras vítimas identificadas do incêndio que toma a Califórnia desde domingo. Charles Rippey, de 100 anos, e Sara Rippey, de 98, estão entre os 17 mortos pelas labaredas na região vinícola do estado. O casal foi encontrado por um dos filhos, que conseguiu vencer a barreira policial e avistou os corpos na casa em que os pais moravam.

Onde costumava ficar a residência dos pais havia apenas pedaços de metal, porcelana e outros destroços diante de Chuck Rippey e o irmão Mike Rippey. Segundo eles, o pai parecia estar a caminho do quarto em que a mãe estava quando foi atingido pela fumaça e pelo fogo. "Meu pai com certeza não a teria deixado só", frisou Mike.

O casal se conheceu na escola, em Wisconsin, e ficou junto desde então. No ano passado, Charles e Sara celebraram 75 de casamento. Aos 71, Mike ressaltou que nem imagina como um dos parentes viveria se sobrevivesse e o outro não.

"Nós sabemos que não há maneira de que fosse feliz, independentemente de qual dos dois sobrevivesse. Então eles foram juntos", destacou o filho.

Mike estava em Londres, prestes a pegar um voo para a Califórnia, quando o irmão Chuck ligou para avisar sobre a morte dos pais. Charles Rippey, apelido de "Pêssego" em função das maças do rosto, fez faculdade com Sara e, depois de casado, serviu como engenheiro das Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial.

Chuck Rippey encontrou os pais mortos após incêndio - Rich Pedroncelli / AP

Nenhuma das outras 15 vítimas teve o nome divulgado até a manhã desta quarta-feira. Autoridades acreditam que, entre os mortos, haja mais idosos. Como os Rippey, os mais velhos não teriam conseguido se mover rápido o suficiente para fugir do incêndio. As labaredas se espalharam, e a Califórnia ampliou o estado de emergência.

Mike explicou que a mãe havia sofrido um derrame antes da tragédia. Pelo menos 185 pessoas ficaram feridas e quase 200 estão desaparecidas só no condado de Sonoma. A polícia confia, no entanto, que vários estejam bem, mas não tenham conseguido se comunicar com parentes ainda. Mais de duas mil casas, negócios e estruturas foram destruídas pelo incêndio na Califórnia - um dos cinco mais mortais na História do estado.

A família Rippey informou que não tem planos de reconstruir a casa. "Sem eles, não significa nada. Foi embora. Eles foram embora", explicou Mike.

Mike Rippey observa o que sobrou da casa dos pais na Califórnia - Rich Pedroncelli / AP