Presidente da Turquia diz que terá paciência limitada com juro alto

Publicado em 14/09/2018 por Valor Online

Presidente da Turquia diz que terá paciência limitada com juro alto

ISTAMBUL  -  O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira que vai tolerar taxas de juros mais altas apenas por um certo período de tempo. O comentário foi feito depois da decisão do banco central de aumentar sua taxa básica de juros acima da inflação pela primeira vez em uma década.

Erdogan chegou a pedir para a autoridade monetária que reduzisse as taxas de juros horas antes do anúncio de política monetária na quinta-feira. Para ele, a decisão de aumentar a taxa de referência de 17,75% para 24% foi equivocada.

O presidente turco acrescentou que vai esperar para ver os resultados. "Há sua independência [do Banco Central]", disse Erdogan aos membros de seu partido em um discurso televisionado. "Agora veremos quais são os resultados dessa independência. Esse é meu período de paciência; essa paciência tem um limite."

Os comentários de Erdogan empurraram brevemente a lira para baixo, mas a moeda voltou a operar em território positivo no meio do pregão europeu, ganhando 0,5% em relação ao dólar.

Os analistas elogiaram o aumento do juro na quinta-feira, notando que isso ajudará o BC turco a recuperar a credibilidade e ajudar a acalmar a explosão do crédito que pressionou a economia turca.