Presidente turco desembarca na Venezuela para reunião com Maduro

Publicado em 03/12/2018 por Zero Hora

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, desembarcou no domingo na Venezuela para assinar acordos de cooperação com seu colega e aliado, Nicolás Maduro, informou o governo de Caracas.

Erdogan foi recebido pela vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, e o vice-presidente de Economia, Tareck El Aissami, informou a imprensa estatal.

A agenda do presidente turco inclui vários eventos na segunda-feira, de acordo com o palácio presidencial de Miraflores.

A viagem de Erdogan foi anunciada, sem a divulgação da data específica, em 21 de setembro durante uma visita a Caracas do chanceler turco, Mevlüt Cavusoglu.

Maduro, que enfrenta uma grave crise política e econômica, viajou em 8 de julho à Turquia para a cerimônia de posse de Erdogan.

Maduro se prepara para iniciar o segundo mandato em 10 de janeiro, após as eleições de maio que não foram reconhecidas por grande parte da comunidade internacional.

O herdeiro político do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013) enfrenta uma grande pressão do governo dos Estados Unidos, que o chama de "ditador" e adotou sanções contra o país, sem descartar a possibilidade de uma intervenção militar.

* AFP