Robusta para o trabalho, Actyon Sports está de volta ao mercado

Publicado em 12/01/2018 por Valor Online

A SsangYong vai custar entre R$ 120 mil e R$ 135 mil, preço competitivo Se você está à procura de uma picape robusta para o trabalho, a SsangYong Actyon Sports pode aparecer em seu caminho. O modelo volta a ser oferecido pela marca sul-coreana, que retorna ao Brasil pela terceira vez em fevereiro. Com preços entre R$ 120 mil e R$ 135 mil, serão oferecidas duas versões com o mesmo conjunto mecânico: motor 2.2 litros turbodiesel de 178 cv e 41 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática de seis velocidades. A Actyon Sports já foi vendida no Brasil entre 2001 e 2015. Comparada à outra safra, a picape recebeu alguns retoques visuais. O facelift fez bem para o modelo, que perdeu os faróis esquisitos, ganhou grade colmeia e fez uma plástica no nariz. Na cabine, apesar de todas as peças estarem bem encaixadas e boa parte delas ser emborrachada, o painel pedia um visual mais arrojado. A central multimídia também poderia ter sido modernizada: a interface é antiga, o que compromete a usabilidade. Por outro lado, a SsangYong tem bastante equipamento. Uma das poucas com teto solar elétrico, a Actyon Sports possui itens como ar digital, sistema start-stop, volante multifuncional, banco de couro, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, que possuem ventilação, controle de tração e estabilidade, luzes diurnas de LED e assistente de partida em rampa. Pena a direção não ter ajuste de profundidade e o ajuste de altura ser tão limitado. A SsangYong Actyon Sports surpreende logo de cara ao volante. O motor com 37 cv a mais tem bastante fôlego e entrega bom desempenho nos primeiros metros percorridos. O câmbio tem trocas certas e quase imperceptíveis. Caso você prefira, dá para passar as marchas por toques na alavanca. O seletor da transmissão integral é por botões no painel, há modo normal (4X2 com tração traseira) e também reduzida. O isolamento acústico é outro ponto forte. A vibração e o barulho do motor não incomodam, nem mesmo com o carro em baixas rotações, quando é mais difícil controlar a tremedeira e ruído dos diesel. A 100 km/h em sexta marcha, o motor está a 1.600 rpm. A suspensão também é bem acertada. Com a caçamba vazia, não pula demais ao passar por irregularidades. É um comportamento elogiável para uma picape tradicional. A Actyon não é uma Fiat Toro em termos de construção. A picape sul-coreana é baseada no método clássico de cabine sobre chassis de longarinas. Encontrar uma picape diesel tradicional completinha na faixa de valor é algo raro no mercado nacional. Contudo, aqueles que buscam uma caçamba maior ou capacidade de carga na faixa de 1 tonelada podem se decepcionar. A Actyon leva apenas 720 kg, o que beneficiou o conforto. Pela lista de equipamentos, o preço está competitivo. Uma Chevrolet S10 4X4 com motor 2.8 diesel e câmbio automático sai por R$ 147.590, já a Ford Ranger 2.2 diesel 4X4 com transmissão automática sai por R$ 156.700. A SsangYong ficará entre R$ 120 mil e R$ 135 mil. Ela só perde para as rivais médias na capacidade de carga, embora compense um pouco no preço mais baixo. Agora, resta saber se a marca conseguirá manter a operação sustentável e reconquistar a confiança dos clientes.