Segue incerteza do mercado sobre eleições após Datafolha, diz ARX

Publicado em 10/06/2018 por Valor Online

SÃO PAULO  -  Os resultados da pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo pelo jornal "Folha de S. Paulo", mostram a continuidade da indecisão em relação ao cenário eleitoral. Com isso, as incertezas no mercado financeiro continuam as mesmas, de acordo com Solange Srour, economista-chefe da ARX Investimentos.

"Imaginava-se no mercado financeiro que a greve dos caminhoneiros poderia favorecer o Bolsonaro ou o Ciro Gomes", diz Srour. "Mas isso não aconteceu, nenhum dos dois conseguiu capitalizar esse momento político do país".

"O mercado estava nervoso com a possibilidade de que o Bolsonaro ou o Ciro pudessem disparar, mas isso não aconteceu, os dois seguem, mais ou menos, no nível em que estavam antes", diz a economista-chefe da ARX.

Para Solange, os mercados poderão ter uma reação levemente positiva à pesquisa, reagindo ao não crescimento das intenções de voto de Ciro Gomes. Mas, em linhas gerais, o levantamento não deve gerar grandes reações por parte dos investidores.

"Ainda temos um cenário de dólar pressionado e BC tendo que intervir, juros para cima e bolsa fraca", afirma, ressaltando que ainda há muita incerteza em relação ao segundo turno das eleições. Para Srour, Bolsonaro parece estar bem posicionado para avançar, mas Marina, Ciro e Alckmin ainda disputam uma segunda vaga. "A campanha ainda não começou. Não tem porque o mercado melhorar ou estressar muito".

Pesquisa

De acordo com o levantamento, num cenário de primeiro turno em que o ex-presidente Lula é incluído entre as opções, o petista lidera com 30% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 17%; Marina Silva (Rede), com 10%; e Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), cada um com 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 21%.

No entanto, sem nenhum candidato do PT na disputa, os brancos, nulos e indecisos saltam para 34%. Jair Bolsonaro aparece com 19%, seguido por Marina Silva (15%), Ciro Gomes (11%) e Geraldo Alckmin (7%).