TV por assinatura

Publicado em 14/11/2017 por O Globo

Sky é líder em TV por assinatura. Foto Gustavo Azeredo

RIO - Opção de planos pré-pagos, compra sob demanda, aplicativos no celular e serviços de wi-fi. As empresas de TV por assinatura vêm transformando seu modelo de negócios para elevar o número de assinantes. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há cerca de 18,6 milhões de clientes no país.

Marca mais lembrada entre os cariocas, a Sky, com mais de 5,5 milhões de usuários, segundo levantamento da Anatel, investe em novos produtos para atrair os clientes. Com Gisele Bündchen como garota-propaganda, a empresa criou um aplicativo que permite ao cliente gravar a distância, além de agendar lembretes para não esquecer, por exemplo, de assistir a algum programa ou filme.

- Até o fim do ano, vamos lançar o Sky Play. Com ele, o cliente terá acesso a um amplo catálogo com mais de cinco mil títulos de filmes, séries e programas de TV, com conteúdo sob demanda de lançamentos recém-saídos do cinema e serviços dos canais de TV. Será possível assistir a tudo isso via computa6dor, smartphone e tablet com conexão à internet - disse Alex Rocco, diretor de Marketing da Sky.

O segundo lugar no ranking é da Net, do grupo América Móvil, com 9,5 milhões de clientes em TV por assinatura. A empresa estuda a criação de pacotes pré-pagos. Seu serviço sob demanda, o Now, está sendo ampliado com novos canais. Além disso, destacou Marco Dyodi, diretor de Marketing, a Net investe em ações para fidelizar o consumidor, com descontos em teatro e cinema.

-Instalamos os serviços de wi-fi pela cidade, levando a experiência da internet para fora de casa. No ano passado, foram oito mil pontos de acesso espalhados pelo Rio - disse Dyodi.

Em terceiro lugar ficou a GVT, empresa adquirida pelo grupo espanhol Telefónica há mais de dois anos. Embora a marca tenha sido rebatizada de Vivo, a GVT ainda está presente na memória do consumidor. Hoje, a companhia vende os serviços de TV combinados com os de celular e telefonia fixa em todo o país. Com a união das marcas, o grupo tem 1,6 milhão de clientes.