2ª edição da Conferência Ethos Belém promove diálogo a respeito da segurança dos líderes comunitários, ativistas e militantes ambientalistas

Publicado em 08/11/2018 por GS Notícias

2ª edição da Conferência Ethos Belém promove diálogo a respeito da segurança dos líderes comunitários, ativistas e militantes ambientalistas da região Amazônica

Promovida pelo Instituto Ethos, incentiva a discussão a respeito da necessidade de políticas para estimular que as boas práticas se tornem hegemônicas

Belém, 8 de novembro de 2018 – Marcada para acontecer dia 28 de novembro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, a 2ª edição da Conferência Ethos Belém 20 anos vai incentivar a abertura de diálogo e o engajamento de lideranças locais, empreendedores e especialistas para o desenvolvimento social e econômico local.
O ativismo ambiental é uma das marcas da região. Por isso, durante o painel “Violência e violação dos direitos humanos: lideranças e comunidades afugentadas”, haverá debate a respeito dos caminhos para o combate à violência contra ativistas, líderes comunitários e militantes ambientalistas.
Com a participação da coordenadora do movimento Xingu Vive para Sempre, Antônia Mello, o painel pretende discutir a problemática da morte de ativistas do meio ambiente. Entre outras questões, buscará entender que condições e conflitos favorecem essa violência e como a instabilidade política do país e a posição dos governos e das empresas podem corroborar para essa situação. Além disso, os diálogos vão abordar quais mecanismos e práticas podem favorecer o apoio às reivindicações das comunidades e das lideranças, e a reparação de danos bem como o que o governo está fazendo para frear essa violência. 
“O desenvolvimento da região é a temática central da Conferência Ethos Belém. Assim como acontece nas edições de São Paulo e Rio de Janeiro, temos o objetivo de propor diálogos que viabilizem encaminhamentos e provoquem ponderações. Dessa forma, palestrantes e espectadores possuem espaço para discutir os possíveis caminhos para a construção democrática local”, diz Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos. 
Reconhecido por debater tendências para a consolidação de uma economia inclusiva e socialmente responsável, o evento terá três palcos simultâneos, mantendo o formato 360°, no qual os fones de ouvido permitem aos participantes dos painéis a migração de uma palestra para outra sem a necessidade de mudança física de local. 
Há duas décadas, o Ethos faz parte da vida das empresas e marca presença nos momentos e projetos mais importantes do país. Conferências, publicações, ferramentas para negócios sustentáveis, construção de políticas públicas e tantas outras iniciativas. Uma trajetória inteira voltada para o desenvolvimento sustentável. Não é à toa que, em todo o país, mais de 500 empresas são associadas ao Ethos, mais de 1.300 compactuam compromissos e mais de 3.900 já utilizaram os Indicadores Ethos. 
Para confirmar sua presença, basta clicar no link https://institutoethos.typeform.com/to/PmF3yx e preencher o formulário.
Segue link para acessar a programação do evento: https://www.conferenciaethos.org/programacaobelem.
Sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completa 20 anos neste ano de 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
A organização trabalha com questões relacionadas à ética desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. A temática dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções para a alteração do clima. 
Informações à imprensa:
Belém (PA)
Oswaldo Braglia – (91) 9.8701-0288 – oswaldo@gsnoticias.com.br
São Paulo (SP)
Vanessa Nardo – (11) 5090-8912 – vanessa.nardo@ketchum.com.br
Christiano Bianco – (11) 5090-8902 – christiano.bianco@ketchum.com.br