Blog do Heriberto Rocha

Publicado em 10/08/2018 por Blog do Heriberto Rocha

Assistir a filmes e documentários podem ajudar na preparação final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Relação inclui 'Getúlio', 'Alemão' e '12 anos de escravidão'.


Provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro.


Questões históricas, conflitos atuais e relação do homem com a tecnologia e com o meio ambiente são temas que costumam ser abordados no Enem estiveram em cartaz em produções do cinema lançadas este ano. 


Veja a lista abaixo dez filmes de 2014 que valem a pena assistir antes das provas dos dias 8 e 9 de novembro. E aproveite para fazer o simulado final do Enem


GETÚLIO


Apontado por muitos professores como um tema quase certo na prova deste ano por causa dos 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, a vida e a morte do ex-presidente é mostrada no filme de João Jardim estrelado pelo ator Tony Ramos (veja trailer acima).


O longa começa com o atentado da rua Tonelero, 19 dias antes de Vargas cometer suicídio, quando ele começa a sofrer pressões para renunciar à presidência, no dia 24 de agosto de 1954.


Conteúdo: História do Brasil. Pode cair na prova de ciências humanas. 


ELA


Joaquim Phoenix viveu um escritor cuja vida solitária se resume ao trabalho, numa empresa em que é contratado para escrever cartas e bilhetes, e a solidão em casa, onde eventuais amantes que conhece na Internet o ajudam a aliviar o isolamento.


Sua vida segue assim até que compra um novo sistema operacional, escolhendo um perfil feminino para interagir com ele. O filme aborda a relação do homem com a tecnologia, tema que costuma cair nas provas do Enem.


Conteúdo: Tecnologia. Pode cair na prova de linguagens ou na redação. 


12 ANOS DE ESCRAVIDÃO


Vencedor do Oscar de melhor filme, conta a história de Solomon Northup, um negro que nasceu livre e acabou sequestrado e vendido como escravo em 1841, período que antecede a guerra civil americana (veja o trailer acima).


O filme retrata a escravidão como um sistema social e comercial de dominação e produção. Para que as engrenagens econômicas funcionem, é preciso existir dominadores e dominados.


Conteúdo: História, escravidão, Guerra Civil dos EUA. Pode cair na prova de ciências humanas.


CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS


O filme estrelado por George Clooney e Matt Damon narra a história verdadeira de um grupo de especialistas, curadores, galeristas e artistas que foram enviados à Europa pelo presidente Franklin D. Roosevelt para recuperar centenas de milhares de obras de arte roubadas pelos nazistas, além de proteger milhares de peças ameaçadas pelos bombardeios aliados. Eles tinham a tarefa de localizar as obras que Adolf Hitler havia roubado para criar seu megalômano museu de arte de Linz.


Conteúdo: História, Segunda Guerra Mundial. Pode cair na prova de ciências humanas.


ALEMÃO


Em "Alemão", de José Eduardo Belmonte, cinco policiais se infiltram na comunidade para elaborar o plano de invasão do Alemão. No entanto, os traficantes descobrem a operação secreta e começam uma busca incessante para eliminar os policiais infiltrados, que têm apenas 48 horas para conseguir sair da favela (veja o trailer acima).


Baseado em fatos recentes, "Alemão" se passa nos dias tensos que antecedem a histórica ocupação do Complexo do Alemão, no Rio, que aconteceu em novembro de 2010.


Conteúdo: Atualidades. Pode cair na prova de ciências humanas ou na redação.


BELÉM,ZONA DE CONFLITO


Uma boa pedida para saber mais sobre os conflitos históricos entre israelenses e palestinos. O filme de produção israelense mostra o complicado relacionamento ente agente do serviço secreto israelense e seu informante, um adolescente palestino, e trata o drama nas complexas relações entre aqueles que se veem envolvidos nas ações de terrorismo e contraterrorismo.


"Belém" é inspirado em testemunhos colhidos pelo jornalista Ali Waked, que cobriu os choques na Cisjordânia por quase uma década.


Conteúdo: Atualidades. Pode cair na prova de ciências humanas.


JUNHO


O documentário "Junho", do diretor paulista João Wainer, é um registro histórico da onda de protestos ocorrida em junho do ano passado nas ruas de várias capitais brasileiras.


Pode ajudar o candidato do Enem a refletir sobre o contexto histórico das manifestações e a importância da mobilização popular em busca de melhorias para o coletivo.


Conteúdo: Atualidades. Pode cair na prova de ciências humanas ou redação.



PEDRA DA PACIÊNCIA


“A pedra de paciência”, do diretor Atiq Rahimi, é, ao mesmo tempo, uma reflexão sensível sobre a situação política e social daquela região como um reflexo da contínua expulsão de talentos que o estado de guerra e o fundamentalismo, associados, ali produzem.


O filme expõe muito sobre a condição feminina, a guerra santa islâmica, o peso de costumes sociais e religiosos ultraconservadores sobre os anseios pessoais, especialmente das mulheres.


Conteúdo: Atualidades. Pode cair na prova de ciências humanas.


AMAZÔNIA ETERNA


Este documentário de Belisario Franca mostra a relação do homem com a água da região da Amazônia, seja pela conexão entre os rios, seja pelo viés econômico, já que muitos ribeirinhos dependem da pesca para sobreviver. Mostra experiência bem sucedidas do uso sustentável da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas.


Conteúdo: Sustentabilidade, natureza. Pode cair na prova de ciências da natureza ou redação.


AMAZÔNIA


Outra opção para saber mais sobre o ecossistema da Amazônia é este filme do diretor Thierry Ragobert. O filme mostra como o macaco-prego Castanha enfrenta perigos e faz "amizades" com outros animais da selva, convivendo com botos, onças, tucanos e gaviões-rei.


O nome do macaquinho foi escolhido pelo público, através de uma enquete no Fantástico, da TV Globo (veja o trailer acima).


Conteúdo: Biologia, vida animal, Floresta Amazônica, natureza. Pode cair na prova de ciências da natureza.