Encerramento do Psiu Poético acontece nesta quinta-feira

Publicado em 12/10/2017 por Gazeta Norte Mineira

Confira a programação deste último dia do maior salão de poesias do país

A 31ª edição do Psiu Poético, o maior salão de poesias do Brasil, está chegando ao fim. O tradicional evento, promovido pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, encerra-se nesta quinta-feira, dia 12 de outubro.

Hoje, Dia das Crianças, acontece, às 9h, o encontro "Poesia na Rodoviária", quando haverá interação entre poetas, crianças, músicos, atores e viajantes no terminal rodoviário de Montes Claros, situado na avenida Donato Quintino - s/n.

À noite, às 20h, ainda acontecem os últimos lançamentos de livros desta edição: o primeiro será "Tráficos Utópicos", do escritor Sady Bianchin; e, o segundo, "Poesia & Afeto", do escritor Antônio Galvão. Os lançamentos serão no Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula - Praça da Matriz de Montes Claros.

Também na noite desta quinta-feira (12), acontecem as últimas performances poético-musicais desta edição.

O curador do Salão Nacional de Poesia, Aroldo Pereira, agradece a todos que participaram desses dias do evento e convida a todos para participarem deste encerramento oficial. Aroldo Pereira ainda afirma que "o contato com a poesia não deve parar", e que já está planejando a 32ª edição do evento, que acontecerá no ano que vem, com o tema "Máquina".

PSIU POÉTICO - O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético tem como propósito celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para os novos e jovens poetas ocuparem espaços, podendo conhecer, discutir e apresentar a produção poética contemporânea para um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais apaixonados pela experiência poética.

Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e, a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, o que vem contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero no país. (Com informações de Daniel Moraes)