Eu Amo o Baile Charne chega à segunda edição no Shopping Jardim Guadalupe

Publicado em 10/02/2018 por O Globo

Geração charmeira. O grupo Dança Charme e Cia. participa de evento no Shopping Jardim Guadalupe - Luiz Ackermann / Agência O Globo

RIO - Uma ode ao R&B e à cultura carioca em forma de música e dança, com o resgate de uma tradição que foi febre na cidade de 1970 a 1990. O Eu Amo o Baile Charme voltou com tudo à Zona Norte em maio de 2013, no Sesc Madureira, e agora terá a sua segunda edição, no próximo dia 18, no estacionamento do Shopping Jardim Guadalupe, das 17h às 22h. A festa promove um encontro de gerações de charmeiros, com a participação dos jovens do Dança Charme e Cia. e dos veteranos do Originais do Charme.

E apesar do respeito à essência do gênero, nem tudo será nostalgia. O evento, que reuniu mais de três mil pessoas em janeiro, terá um flash mob de "Finesse", nova música de trabalho do cantor Bruno Mars, vencedor de seis Grammy em 2018. Para seguir o tom colorido do clipe, as roupas da coreografia serão mais despojadas que o tradicional conjunto social, marca registrada do gênero. Outra atração será o setlist dos DJs F-Soul, Vig e Blacj-Jay, com repertório de clássicos e sucessos recentes incorporados à cultura charmeira.

O evento, em sua 29ª edição, estava sem casa desde a saída da Praça do Trem, no Engenho de Dentro. O idealizador, Joel Filho, diz que a ideia é resgatar a importância do charme para a cultura carioca:

- Queríamos que um novo público abraçasse esse jeito carioca de curtir o R&B.

Convidado a participar da organização, o coreógrafo Marcus Azevedo comemora a volta da festa, agora realizada todo segundo domingo do mês.

- A ideia é manter a chama acesa ao longo de todo o ano - projeta.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)