Lideranças participam de audiência pública sobre orçamento estadual

Publicado em 08/08/2018 por Minerva - O Diário

A audiência pública sobre o orçamento paulista de 2019 teve a participação de seis prefeitos e mais de 20 vereadores de cidades da 13ª Região Administrativa do Estado, sediada em Barretos. A apresentação técnica foi realizada por Maurício Hoffman, que detalhou como é feita a elaboração da orçamento estadual. Ele fez um recorte sobre o cenário econômico da região de Barretos. A região representa 0,69% do PIB paulista e sua economia está dividida entre: 6,9% para agropecuária, 24,8% para a indústria e 68,3% para o setor de serviços. Barretos também apresenta bons índices de Educação.

Após a apresentação, 20 participantes puderam expor suas demandas. Os prefeitos da região reforçaram a necessidade de mais cursos técnicos profissionalizantes e mais investimento no Turismo, visto que este é um dos segmentos que mais cresce na região. Foi apresentada a proposta de duplicação de rodovias da região para que acompanhem o crescimento do número de turistas, que deve subir para 6 milhões em 6 anos, segundo o município de Olímpia. A população, por sua vez, apresentou a necessidade de mais escolas, estaduais e técnicas, para suprir a nova demanda de alunos que chegaram com os novos conjuntos habitacionais. Temas como agricultura familiar, atenção ao policial militar, auxílio às entidades sociais e mais investimentos para a Saúde também foram comentados pelos presentes.

Representativos da Polícia aproveitaram a oportunidade e agradeceram o aumento do efetivo da Polícia Civil, uma reivindicação feita na audiência pública do ano passado.

O subsecretário de Articulação com Municípios, Dalmo Viana, destacou a importância de ouvir as lideranças para a construção do orçamento com base nas demandas e características de cada região. A agenda de audiências regionais irá até 31 de agosto para posterior consolidação dos dados.

A diretora do Escritório Regional de Planejamento (Erplan), Graça Lemos, destacou que a audiência pública representa o momento em que o Estado ouve os cidadãos para colocar suas prioridades e necessidades na pauta de investimentos.  Graça disse que a principal demanda dos prefeitos ao Erplan é a liberação de recursos para infraestrutura, desde asfalto, recapeamento e iluminação.