Metropole :: XI Mutirão de Limpeza retira 6 toneladas de lixo da Baía de Guaratuba

Publicado em 13/06/2018 por Bem Paraná

Ascom/Guaratuba

Aconteceu no sábado (9), o XI Mutirão de Limpeza da Baía. O evento, realizado pelo Instituto Guaju e apoiado pela Prefeitura Municipal de Guaratuba, entre outras empresas e instituições públicas e da sociedade civil, teve aproximadamente 400 voluntários. Um dos objetivos do evento é a conscientização da população para que o lixo seja destinado corretamente.

Na Semana do Meio Ambiente, em que a Prefeitura começou a divulgar as rotas da Coleta Seletiva e o material de preservação da natureza, o Mutirão fecha as atividades com chave de ouro. Em 2018 o número de voluntários superou o ano anterior, além do Prefeito e secretários municipais, estavam presentes o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, os vereadores Alaor Miranda, Nei Stoqueiro e Paulina Muniz, servidores da Prefeitura, estudantes, surfistas, mergulhadores, pescadores artesanais e a comunidade guaratubana. 

Todos colaboraram intensamente na retirada das 6 toneladas de lixo. Em apenas 7 horas, foram coletados resíduos inimagináveis como fogão, cama, televisões, geladeiras, caixa de água, pneus, garrafas pet, tambor de lata, entre outros.

Os resíduos que vão para baía afetam diretamente o ecossistema marinho, prejudicando fortemente o turismo, os esportes náuticos e a comunidade pesqueira.

O Mutirão contou também com a participação da nadadora Fátima Ribas Dalalibera, 64 anos, que acompanhou a travessia e ajudou na coleta dos detritos encontrados na baía. A atleta pretende atravessar o Canal da Mancha ainda neste ano.