Paranaguá é a décima cidade do PR a receber o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais

Publicado em 14/11/2017 por Bem Paraná

Paranaguá, no litoral do Estado, é a décima cidade do Paraná a receber o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, uma iniciativa do Sebrae/PR e Fecomércio PR, que no município contará com a parceria da Prefeitura. O programa, que teve origem em Curitiba e hoje tem abrangência nacional, também já foi implantado nos municípios paranaenses Castro, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Maringá, Matinhos, Cascavel e Ponta Grossa. O objetivo principal é engajar poder público local, empresários e entidades apoiadoras na valorização da região, melhoria do ambiente para os pequenos negócios e resgate de aspectos históricos e culturais.

O lançamento do Projeto de Revitalização da Rua da Praia - Paranaguá ocorreu no dia 9 de novembro, em cerimônia no Teatro Rachel Costa. A noite para os empresários e seus colaboradores contou, ainda, com a palestra show "A arte sobre humanos" do Circo Vox, que enfatiza aspectos do atendimento ao cliente de forma lúdica. Para participar do programa, de forma subsidiada, os empresários precisam preencher uma ficha e encaminhar ao escritório local do Sebrae (informações pelo e-mailgvidal@pr.sebrae.com.br ou telefone 41 3246-2900).

 

 

O Sebrae/PR fez um levantamento com 83% do comércio da região da Rua da Praia, que aponta um nível de satisfação de 6,2 do lojista e 6,7 dos consumidores (numa escala de 0 a 10). Segurança, limpeza, calçadas, estacionamento e opções de lazer estão entre os pontos mais elencados pelos entrevistados. A entidade também fez um mapeamento de estabelecimentos e índice de ocupação dos imóveis, além dos eixos de desenvolvimento e carências da região. Os dados serão disponibilizados aos empresários que aderirem ao programa.

"Temos muitas semelhanças com o Dragão do Mar, em Fortaleza, que era degradado e hoje é um polo de referência no litoral nordestino. Vamos trabalhar com cliente oculto e orientação aos empreendedores, dentro do Selo Referência no Comércio, que segue o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Com isso, esperamos aumentar o fluxo de pessoas na região, a competitividade, o ticket médio, o faturamento e promover inovação e atendimento personalizado, além de fortalecer a cultura da cooperação", detalha o consultor do Sebrae/PR no litoral, Gilberto Keserle.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, reforça que o empenho dos empresários é fundamental para que haja mudanças na região. "Por estarmos na décima cidade do Paraná, temos a certeza da diferença que esse projeto faz na localidade. Enquanto a prefeitura trabalha a infraestrutura, Sebrae e Fecomércio capacitam empreendedores e equipes. Para que as mudanças sejam significativas é fundamental o empenho dos empresários", afirma.

Presidente da Fecomércio PR, Darci Piana também defende a necessidade de envolvimento ativo do empresariado local que, nas outras cidades, transformou as regiões de comércio de rua. "Em Curitiba, o Paço da Liberdade estava sendo habitado por moradores de rua, que acabavam usando as portas históricas do prédio como lenha. Hoje, após a revitalização, 2,6 mil pessoas passam diariamente pelo local. O mundo está mudando muito rapidamente, o comerciante que não se atualizar ficará para trás", ressalta.