Projeto leva alunos do ensino estadual para visitar museus

Publicado em 13/10/2017 por DCI

13/10/2017 - 05h00

Projeto leva alunos do ensino estadual para visitar museus

Pesquisa da Associação Parceiros da Educação, autora do "Conexões Culturais", mostra que alunos têm interesse por atividades culturais fora da rede escolar

Museu Afro Brasil é um dos quatro museus contemplados pelo projeto
Museu Afro Brasil é um dos quatro museus contemplados pelo projeto "Conexões Culturais"
Foto: Ciete Silvério

São Paulo - A Parceiros da Educação, associação sem fins lucrativos que atua na educação pública, vai levar até o fim do ano 4 mil alunos da rede estadual de São Paulo para conhecer os museus da capital paulista.

O projeto "Conexões Culturais: museu, comunidade e escola" foi criado diante a demanda dos próprios alunos. Segundo a coordenadora de novos projetos da Associação Parceiros da Educação, Fabiana Pasquetto, uma pesquisa realizada com 1,6 mil de alunos de escolas de tempo integral identificou que os alunos tinham um grande interesse por atividades diversificadas e culturais fora do ambiente escolar.

Fabiana diz que, após a pesquisa, a Associação começou a pensar em uma forma de envolver os alunos em atividades que pudessem contribuir com o conteúdo aprendido em sala de aula e, então, surgiu a escolha de um projeto que levasse os alunos e pais a visitar os museus. Fabiana explica que a ideia de levar os pais na visita é uma forma de incentivar a aprendizagem do conteúdo e dar a oportunidade para que estes pais também tenham acesso a cultura. "Uma das propostas é que o projeto contribua também para a formação de novos públicos visitantes de museus", diz uma das diretoras do Tomara Educação e Cultura, Ana Luiza Borges, apoiadora do projeto.

As visitas para alunos são voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. As 20 escolas participantes estão localizadas na capital e região metropolitana, Santos, Americana, Campos do Jordão, Praia Grande, Ibiúna, Pindamonhangaba, São Roque e São José dos Campos. Até o fim do ano, estão previstas 80 visitas educativas nos museus Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil, Memorial da Resistência de São Paulo e Museu da Imigração do Estado de São Paulo. "Os quatro museus foram selecionados para possibilitar o alinhamento das visitas ao conteúdo curricular e fomentar debates entre os estudantes participantes", diz Fabiana. O projeto foi iniciado em setembro deste ano e deve ser concluído em dezembro. "No final do ano vamos nos reunir com os diretores das escola para ter um feedback e dar continuidade ao projeto", diz a coordenadora. Segundo ela, além do conhecimento cultural, o projeto pretende despertar o interesse dos estudantes pela arte e pelos acervos dos museus paulistas.

Luana Meneghetti

Assuntos relacionados:

cultura