Shopping recebe exposição sobre a história da papiloscopia no Pará

Publicado em 10/04/2019 por Gaby Comunicação

Evento oferecerá ao público ambientação de trabalho dos profissionais que atuam na elucidação de crimes, além de resgatar casos policiais de grande repercussão nacional.
Exposição4.jpgExposição3.jpg
A exposição Memória Iconográfica da Papiloscopia no Estado do Pará estará pela primeira vez à mostra para o público neste fim de semana, no Parque Shopping Belém. O evento contará os 105 anos de história da profissão no Estado e vai reunir painéis, documentos e objetos que ajudarão o público a entender a dimensão do trabalho que é realizado pelos papiloscopistas da Polícia Civil do Pará. No sábado, 13, a visita poderá ser feita de 10h às 22h e no domingo, 14, de 14h às 22h, na Praça de Eventos Largo da Cultura.  
A exposição tem o objetivo de dar visibilidade à categoria, já que muitos desconhecem a importância da atividade do papiloscopista, que entre várias atribuições trabalha com um conjunto de aparatos e soluções para identificar provas e vestígios humanos em cenas de crime.
“O nosso trabalho é amplo. Ele vai desde a verificação de documentos falsos até a realização de laudos papiloscópicos, iconográficos e retrato falado, que são importantes para a conclusão de investigações. É isso que queremos mostrar, já que na maioria das vezes a pessoa só escuta o nome ‘papiloscopia’, mas não sabe a área de atuação”, comenta José Carlos Silveira, um dos responsáveis pelo evento.
Entre os materiais que o público encontrará na exposição estão 10 painéis que retratam o trabalho profissional, lupas estativas e digitais, livros científicos e outros equipamentos que foram utilizados para a identificação de pessoas vivas e mortas.
Exposição5.jpg
Outro destaque é a área reservada às matérias de casos policiais veiculadas em jornais de grande circulação, que tiveram ênfase no trabalho do papiloscopista na elucidação de crimes de grande repercussão nacional.
É muito especial, também, para o Parque Shopping receber essa exposição tão importante de profissionais que desenvolvem um trabalho essencial na sociedade. Tenho certeza que o público vai ficar surpreso com as descobertas que o evento se propõe a fazer", destaca Thays Leitão, gerente de marketing.
Serviço:
Exposição Memória Iconográfica da Papiloscopia no Estado do Pará
Quando: 13 e 14 de abril
Onde: Parque Shopping Belém - Rod. Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde
Hora: Sábado,13 - 10h às 22h// Domingo,14 – 14h às 22h
Entrada gratuita