Soluções tecnológicas ajudam alunos na recuperação da aprendizagem em 2021

Publicado em 02/12/2020 por GBR Comunicação

O Programa AZ+, lançado pela Conexia Educação - empresa do Grupo SEB -, realiza o mapeamento dos gaps dos estudantes e estrutura uma intervenção pedagógica personalizada. 
A pandemia e a suspensão das aulas presenciais determinaram uma nova realidade para a educação brasileira: as escolas tiveram que mudar suas práticas e estratégias pedagógicas para não prejudicar a aprendizagem dos alunos em 2020. Com isso, uma das grandes preocupações das instituições de ensino neste final de ano é saber como diagnosticar os aprendizados consolidados pelos alunos e identificar as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas no ano que vem. 
Para auxiliar alunos e escolas nesse processo de recuperação, a Conexia Educação, empresa do Grupo SEB referência em soluções educacionais inovadoras no Brasil, desenvolveu o Programa AZ+, programa digital que oferece avaliação diagnóstica, mapeamento dos gaps de aprendizagem, intervenção pedagógica com trilha de conteúdos personalizada pelo Super App AZ e acompanhamento constante dos estudantes, por meio de indicadores de progresso e desempenho. 
"O programa, que faz parte da Plataforma AZ de Aprendizagem, foi criado justamente para suprir a necessidade gerada pela pandemia e as aulas remotas. Por meio de soluções digitais será possível identificar as lacunas no aprendizado dos alunos e promover ações personalizadas para que nenhuma habilidade fundamental ao seu desempenho deixe de ser desenvolvida", diz Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação. 
Disponível para o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e o Ensino Médio, no Programa AZ+ cada aluno terá dupla matrícula no ano que vem, ou seja, cursará a série adequada em 2021 e consolidará as aprendizagens da série cursada em 2020, sem perder o ano. 
Apesar da necessidade imediata criada pela crise sanitária no país, Sandro Bonás acredita que essa transformação digital do setor era inevitável e foi antecipada em mais de cinco anos. "As escolas, em geral, ainda estavam ligadas ao modelo tradicional de ensino e achavam que esse futuro, com o uso da tecnologia para um aprendizado personalizado e mais efetivo, ainda estava distante. Mas a pandemia mudou tudo. Nas primeiras semanas de distanciamento social, o uso dessas novas tecnologias em escolas particulares cresceu 85%", afirma. 
De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, o ano de 2021 deverá ser de recuperação e reforço para os alunos. "Se a escola entender que uma parte dos conteúdos de 2020 não pôde ser cumprida este ano, poderá iniciar 2021 com atividades de recuperação, para repor os conteúdos. A escola terá a oportunidade de manter, até dezembro do ano que vem, as atividades presenciais e não presenciais para complementar e recuperar a aprendizagem no contraturno", explica. 
Sobre Plataforma AZ 
A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. 
Sobre Conexia Educação 
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Plataforma AZ de Aprendizagem, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional.