Folha de S.Paulo lançará novo manual de redação durante encontro de jornalismo

Publicado em 14/02/2018 por Revista Imprensa - Caderno de Mídia

Folha de S.Paulo lançará na próxima semana seu novo manual de redação. O anúncio foi feito pelo jornal durante o feriado de carnaval. O lançamento acontecerá durante o 2º Encontro Folha de Jornalismo, que acontece entre os dias 19 e 21 de fevereiro, na Unibes Cultural em São Paulo.
Crédito:Reprodução/Lalo de Almeida - Folhapress

Esta será a quinta versão do manual, que teve sua primeira edição publicada em 1984, com atualizações em 1987 e 1991. A última versão foi lançada em 2001.

A publicação chegará às livrarias até o final de fevereiro. Em seu conteúdo, capítulos sobre ética prática jornalística, estilo, gramática, além de anexos destrinchando termos de economia, educação, matemática, religião, saúde, meio ambiente, entre outros. 

A produção do novo manual levou 25 meses para concluir os trabalhos e foi feita por uma comissão liderada por Uirá Machado, editor do caderno Ilustríssima. 

O jornalista será o mediador de um debate em torno do novo manual de redação, que encerra a programação do evento. A discussão terá a participação de Carlos Eduardo Lins da Silva, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Fernando de Barros e Silva, diretor de Redação da revista "piauí", e Eugênio Bucci, professor titular da Escola de Comunicação e Artes da USP. 

O 2º Encontro Folha de Jornalismo faz parte das comemorações dos 97 anos do jornal. O evento, que reunirá alguns dos principais nomes da imprensa brasileira e convidados internacionais, debaterá as perspectivas e os desafios do jornalismo para os próximos anos.

Na pauta do encontro serão abordados temas como fake news, relação entre jornalista e fonte, representatividade LGBT na mídia, liberdade e neutralidade em redes sociais e cobertura política.

Entre os palestrantes e convidados já confirmados estão o Antonio Caño (diretor da redação espanhola do El País), Rosental Calmon Alves (professor de jornalismo da Universidade do Texas e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas), André Petry (diretor de redação da Veja), Ricardo Boechat (âncora do "BandNews FM" e do "Jornal da Band"), Maria Cristina Fernandes ( Valor), William Waack, Gilmar Mendes (ministro do Supremo Tribunal Federal), Ciro Gomes e Meredith Talusan (editora trans da Them).

A programação do encontro está disponível no site eventos.folha.uol.com.br. A inscrição é gratuita e restam poucas vagas.