Aferição anual de taxímetros pelo Ipem começa nesta segunda no Rio

Publicado em 15/04/2018 por O Globo

Taxistas aguardaando passageiro no Rio - Custódio Coimbra - 25/08/2015 / Agência O Globo

RIO - A aferição de anual de taxímetros pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) começa nesta segunda-feira para os cercas de 33 mil táxis convencionais, os chamados "amarelinhos", que circulam no município. O prazo vai até o dia 18 de dezembro. Para fazer o serviço, é preciso agendá-lo com cinco dias de antecedência, de acordo com o final de placa do veículo, no site do Ipem-RJ, escolher a data e efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 52,18.

Com o boleto já pago, o taxista deve se dirigir à sede do órgão, que fica na Rua Padre Manoel de Nóbrega 539, na Piedade, na Zona Norte do Rio. É necessário apresentar a guia do titular, certificado do GNV, no caso de veículo movido a gás veicular, autorização da prefeitura em caso de permuta, carteira de habilitação e demais documentos do veículo.

Segundo o presidente do Ipem-RJ, Manoel Rampini, a pista já está demarcada para receber os taxistas, e a aferição do equipamento deve ser feita por todos os profissionais sem exceção, já que o serviço é a garantia do usuário de que o táxi esta dentro das especificações exigidas por lei. Ao final, todos os taxímetros receberão o lacre e o selo de "verificado até 2018".

"É importante ressaltar que os profissionais que não puderem por algum motivo realizar o serviço na data prevista, deverão comparecer a sede regional mais próxima do órgão levando toda a documentação. Vale lembrar também da possibilidade da cobrança de multa de R$ 600", explicou, em nota, Manoel Rampini.