Fábrica de remédios do governo de SP terá sua primeira patente na história

Publicado em 16/04/2018 por Folha de S. Paulo Online

Prateleira com medicamentos em uma farmácia
Prateleira com medicamentos em uma farmácia - Lacaz Ruiz/Folhapress

A Furp (Fábrica para o Remédio Popular) do governo de SP terá a primeira patente de sua história. O órgão desenvolveu, em parceria com a USP, um medicamento de uso oral mais eficaz contra a malária.

VELOCIDADE

A Furp sempre foi uma fábrica de medicamentos e nunca atuou como laboratório de desenvolvimento de fármacos. Agora, ao invés de só fabricar similares de fórmulas já prontas, ela passará a investir em pesquisa.

PARA TODOS

As próximas etapas serão a prova de conceito em animais e os testes clínicos em humanos. A produção em larga escala deve ocorrer em cinco anos.

BIBLIOTECA

Lula levou dois livros para a prisão: além de "A Elite do Atraso", de Jessé de Souza, ele tem na cabeceira "Vá, Coloque um Vigia", de Harper Lee.

COMPANHIA

E o ex-presidente disse aos advogados que consegue escutar, da sala em que está preso, os protestos e cantorias do acampamento montado por seus apoiadores nos arredores da Superintendência da PF em Curitiba. Todos os dias, ao acordar, eles gritam "bom dia, presidente Lula".

MEU MINISTRO

O empresário Flávio Rocha, pré-candidato a presidente pelo PRB, tem conversado com os economistas Marcos Lisboa e Armínio Fraga sobre programa de governo. Mas diz que o nome ideal para ocupar o Ministério da Fazenda, caso vença as eleições, é Henrique Meirelles. "Seria um ótimo ministro."

PARALELAS

Meirelles pode ser adversário dele na corrida eleitoral, como candidato do MDB.

LUPA

Gilmar Mendes pedirá que o Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhe de perto as investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o ex-procurador Marcello Miller. Ele quer que o órgão informe regularmente o tribunal sobre as investigações.


 

Daryan Dornelles

TIME DE PESO

A cantora Illy lançou na sexta (13) o seu primeiro disco, "Voo Longe".

 

Ela, que já cantou com Caetano Veloso, Roberta Sá e Mart'nália, apresentará o álbum de estreia nos dias 24 e 25 de maio, no Rio de Janeiro. Entre as faixas do título estão composições de Chico César, Arnaldo Antunes e Djavan.


MEIO BRASILEIRO... 

O ator Alexandre Borges quer produzir um DVD com cenas do espetáculo "Poema Bar", no qual, acompanhado de outros artistas e convidados, ele lê poesias de Fernando Pessoa e de Vinicius de Moraes. A peça estreou em Lisboa, em 2011. 

...MEIO PORTUGUÊS

Segundo Borges, o registro trará filmagens de apresentações feitas no Brasil, Alemanha, Portugal e Moçambique. "Vamos tentar para o ano que vem", diz o ator sobre a previsão de lançamento. 

TRIBUTO

O ambientalista acreano Chico Mendes, morto em 1988, será o homenageado da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que começa em São Paulo em 31 de maio. O festival promoverá debates com a presença de companheiros do ativista.

É INVEJA

O advogado José Marcelo Braga Nascimento, líder da campanha Embandeirando São Paulo, que espalhou mastros com o símbolo nacional em diferentes locais da cidade, diz que quem afirma que as flâmulas "sujam a [Lei] Cidade Limpa" o faz porque "não teve a ideia e está com dor de cotovelo". 

PÁTRIA AMADA

A instalação dos objetos, iniciada no ano passado, tem sido questionada em órgãos públicos de patrimônio e paisagem urbana -faixas que acompanhavam os mastros já tiveram que ser retiradas

 

O advogado afirma ainda que fez uma pesquisa que indica que 98,8% dos paulistanos aprovam as bandeiras e que "quem é contra é petista". Ele diz que a iniciativa é apartidária.


AMOR ESCRITO

O filme "Severina", dirigido por Felipe Hirsch, foi exibido para convidados na quinta (12), no Cinearte. Os produtores Emilio Kalil e Yael Steiner, o roteirista Bráulio Mantovani, o ator Leonardo Medeiros e Natalia Silva passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

A estilista Marisa Ribeiro inaugura loja nesta segunda (16). A partir das 10h, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, 929.

O advogado Walfrido Warde Júnior palestra nesta segunda (16) na Faculdade de Direito de Nova York, nos Estados Unidos.

O espetáculo "Eu Sei Exatamente como Você se Sente" estreia nesta terça (17), no Teatro do Núcleo Experimental. 

As inscrições para a seleção de novos artistas da 8ª Mostra 3M de Arte serão abertas nesta segunda (16).

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO