Mulheres sauditas poderão assistir futebol em estádo pela primeira vez hoje

Publicado em 12/01/2018 por O Globo

Mulheres sauditas em um estádio pela primeira vez durante um evento na capital Riyadh, em 23 de setembro de 2017 - Fayez Nureldine / AFP

RIAD - As mulheres na Arábia Saudita terão permissão para entrar em um estádio de futebol pela primeira vez nesta sexta-feira. Elas poderão assistir a uma partida entre dois times locais, mas ficarão separadas da multidão masculina com assentos designados na chamada "seção família". O primeiro estádio a abrir as portas ao público feminino será na cidade de Jiddah.

Para preparar a mudança, o governo criou as "seções de família" na torcida. Os estádios também instalaram banheiros femininos, entradas separadas e estacionamentos distintos para o público feminino. No sábado, o estádio nacional na capital Riad abrirá seus portões às mulheres pela primeira vez para um jogo de futebol.

O movimento é parte da primeira reforma social da Arábia Saudita, com planos para ser implementada ao longo deste ano, o que vai ampliar os direitos femininos no país, de modo a diversificar o mercado de trabalho para ampliá-lo.