Projeto "Cinesolar" exibe filmes em Taquara nesta segunda-feira

Publicado em 03/12/2018 por Correio do Povo

Sessões irão apresentar duas animações de Natal da Turma da Mônica, a partir das 20h

"Cinesolar" utiliza energia limpa e renovável para exibições dos filmes | Foto: Murilo Durães / Divulgação / CP

Os moradores de Taquara recebem nesta segunda-feira o projeto "Cinesolar", um cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar. As sessões exibirão duas animações de Natal da Turma da Mônica, a partir das 20h, na Praça Marechal Deodoro. Desenvolvido através da Lei Rouanet, com o patrocínio pela CPFL Energia, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, a iniciativa utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. Quando a equipe do "Cinesolar" chega às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas, quadras esportivas, e comunidades.

Desde o início das atividades, em 2013, o "Cinesolar" já realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, em 285 cidades de todo o país. A exibição dos filmes ocorrerá às 20h e 20h30min e em caso de chuva a programação será transferida para a rua Coberta.