Seduc e prefeito de Cuiabá lamentam morte de sindicalistas

Publicado em 03/12/2018 por A Gazeta - MT

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por meio de nota, lamentaram a morte da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Jocilene Barboza, e do secretário de articulação sindical, Júlio César Martins Viana.

 

Leia também - Presidente e secretário do Sintep-MT morrem em acidente

 

Eles foram vítimas de um acidente quando retornavam de Juara (709 km ao norte de Cuiabá) após terem participado de uma atividade com novos concursados no interior do Estado neste domingo (2). Conforme informações divulgadas pelo sindicato, a caminhonete Amarok em que eles estavam deslizou na pista e bateu de frente com uma carreta na BR-163.

 

"Nossos votos mais sinceros são de força à família e amigos dos sindicalistas, que com toda certeza deixarão sua marca na vida de inúmeros amigos e colegas.", disse o prefeito. 

 

Para a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, a educação de Mato Grosso perdeu dois de seus maiores defensores.  

 

"Jocilene e Júlio representavam todos os profissionais da educação do Estado, é uma perda prematura e muito grande para nós, que temos em comum à luta por uma educação pública de qualidade", disse.

 

Carreiras 

 

Com longo histórico de militância na área da Educação, Jocilene atuava na rede estadual desde 1995, no cargo de Técnica Administrativa Educacional (TAE). Ela era formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Conforme o Sintep, em 53 anos de história, ela foi a primeira mulher eleita para assumir o cargo de presidente da categoria. Antes, foi presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CDCM/MT).

 

Já Júlio César Martins Viana ingressou na rede estadual nos anos de 1980, formado em Pedagogia pela Unemat, completou 65 anos no último sábado (1º). Ele foi presidente da subsede do Sintep em Colíder e, por fim, eleito presidente do sindicato no período de 1998 a 2003 - 2003 a 2006. 

 

Confira a íntegra das notas

 

Prefeitura de Cuiabá - O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamenta a morte da presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Jocilene Barboza dos Santos, e do secretário do órgão, Júlio Cesar Martins Viana. Os dois foram vítimas de um acidente automobilístico no último domingo (02). 

 

"Nossos votos mais sinceros são de força à família e amigos dos sindicalistas, que com toda certeza deixarão sua marca na vida de inúmeros amigos e colegas.", disse. 

 

Jocilene e Júlio voltavam do interior do Estado para Capital, após participarem de uma atividadade com novos concursados. Os corpos serão velados na Capela Jardins, sala Orquídea,  (Endereço: Rua Manoel Ferreira de Mendonça, 364 - Bandeirantes - Cuiabá), a partir das 18h30.

 

Seduc - A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o Governo de Mato Grosso lamentam a morte da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Jocilene Barboza, e do secretário de Articulação Sindical e ex-presidente do sindicato, Júlio César Martins Viana.

 

A presidente e o secretário voltavam de uma agenda em Juara, quando foram vítimas de um acidente automobilístico na BR-163.

 

Para a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, a educação de Mato Grosso perde dois de seus maiores defensores.

 

"Jocilene e Júlio representavam todos os profissionais da educação do Estado, é uma perda prematura e muito grande para nós, que temos em comum à luta por uma educação pública de qualidade", disse.

 

Na última sexta-feira (30.11), Jocilene esteve na Seduc, participando do encontro 'Novembro Negro, Cidadão', que debateu os 15 anos da lei 10.639/03, que orienta o ensino da história e cultura afrobrasileira e cultura nas escolas.