Trabalho formal cresce 48% em Joinville

Publicado em 14/09/2018 por A Notícia - SC

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam salto de 48,45% no saldo de empregos formais entre janeiro e junho deste ano, em Joinville, com relação ao conquistado no primeiro semestre de 2017. Enquanto nos primeiros seis meses do ano passado foram gerados pouco mais de 3,3 mil empregos (41,4 mil admissões x 38,1 mil demissões), até junho de 2018 foram criados cerca de cinco mil oportunidades (46,9 mil contratações x 41,9 mil desligamentos).

Em nível nacional, o crescimento foi ainda maior no primeiro semestre de 2018 do que na primeira metade de 2017, superando os 450% ao passar de cerca de 70 mil para 392,4 mil vagas positivas no período. Entre um ano e outro foram gerados mais de 320 mil novos empregos no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho.

Apesar da evolução, cabe lembrar que ainda são cerca de 13 milhões os desempregados no País, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego fechou em 12,4% no segundo trimestre do ano.

Representação consular

O advogado João Joaquim Martinelli, atual presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), é o novo cônsul honorário da Itália, em Joinville e Região. A posse será realizada na próxima segunda-feira (17), durante a inauguração da nova agência consular italiana na cidade, em um ambiente no Centro Empresarial Everest. A solenidade tem presença confirmada do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e do cônsul-geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa. O nome de Martinelli vem para fortalecer arepresentação consular italiana na cidade, que tem a função de prestar orientação e suporte a italianos e descendentes em temas relacionados à cidadania e documentação.

Capacitação tecnológica

Caminhão 'HackaTruck MakerSpace'

Caminhão 'HackaTruck MakerSpace'

(Foto: Diego Porcincula/Divulgação)

Até o dia 28 os alunos do campus da Universidade da Região de Joinville (Univille), no Bom Retiro, terão acesso ao caminhão 'HackaTruck MakerSpace', projeto itinerante que roda o País oferecendo capacitação profissional tecnológica e palestras sobre inovação e carreiras na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O laboratório móvel é equipado com quadros interativos, elevador, projetores de imagens, impressoras 3D, além de cortadora a laser e mesas colaborativas. Com patrocínio da IBM Brasil e colaboração com a Apple, o espaço propicia aos acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille um método diferente de desenvolver protótipos de projetos e soluções inovadoras ligadas ao setor.

Exportações x Importações

A participação das exportações na produção industrial brasileira se manteve estável no primeiro semestre, enquanto as importações continuam em alta. Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que, em junho, a indústria exportou 15,7% da produção nos 12 meses anteriores, mesmo patamar registrado em dezembro de 2017. Já os produtos importados responderam por 17,5% do consumo dos brasileiros, levemente acima dos 17,1% registrados no último levantamento.

Leia também:

?Segunda parte da primeira parcela do 13º do Estado será paga no dia 18 de setembro?