Carnaval não terá reajuste no preço da gasolina

Publicado em 09/02/2018 por O Globo

Posto de combustível na Rua Barão de Mesquita, Tijuca. Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

RIO - O preço da gasolina tem preocupado motoristas, mas quem pretende usar o carro para aproveitar o feriado de carnaval, seja na folia ou não, pode comemorar. A Petrobras informou ao GLOBO que não serão anunciados reajustes no preço do combustível nas refinarias até o fim do feriado. O último anúncio feito foi de que o preço seria mantido para a gasolina no reajuste deste sábado, enquanto o valor do diesel terá pequena queda de 0,2%.

A nova política de reajustes da Petrobras entrou em vigor em julho do ano passado. A partir de então, o valor do combustível vendido nas refinarias acompanha o preço internacional do petróleo e pode ter reajustes até diários.

Só entre julho e dezembro de 2017, houve 115 reajustes.

Os reajustes nas refinarias podem ser para cima ou para baixo, mas consumidores se ressentem de que as quedas nos preços da gasolina nas refinarias não têm sido refletidas nos valores cobrados dos consumidores nas bombas.

O tema tem despertado a preocupação do governo. Nesta quinta-feira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, conversou nesta quinta-feira com o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, para discutir uma estratégia de combate à formação de cartéis no setor de combustíveis. Ele pediu formalmente ao Cade que inicie uma investigação sobre o tema.