Fechamento

Publicado em 13/10/2017 por Jornal do Comércio - RS

Aviação 1
Ao contrário do que se esperava quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu que as companhias aéreas passassem a vender passagens que não dão direito a despachar bagagem, o preço das tarifas tem subido desde que as empresas começaram a adotar a prática. Entre junho e setembro, essa alta chegou a 35,9%, segundo dados da FGV. De acordo com o IBGE, entretanto, a elevação foi mais moderada, de 16,9%.
Aviação 2
As novas rotas no espaço aéreo brasileiro entraram em vigor nesta quinta-feira com a implementação da chamada Navegação Baseada em Performance (PBN, na sigla em inglês). A medida permitirá a redução do tempo de voo no País e impactará cerca de 300 mil voos por ano.
Estados Unidos
O presidente dos EUA, Donald Trump, anuncia, nesta sexta-feira, a decisão sobre o pacto nuclear multilateral assinado com o Irã em 2015. A expectativa é que Trump declare que o Congresso dos EUA deve revisar o acordo.
Soja
O Departamento de Agricultura dos EUA reportou seu novo boletim de oferta e demanda norte-americana e mundial. O órgão revisou ligeiramente para baixo a produção de soja norte-americana. A perspectiva é que sejam colhidas 120,58 milhões de toneladas do grão nesta safra.
Venezuela
A construtora brasileira Odebrecht teria financiado a campanha eleitoral do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A denúncia aparece em um vídeo em que o presidente da Odebrecht/Venezuela, Euzenando Azevedo, admite ter recebido um pedido de US$ 50 milhões por parte de Maduro, mas acabou fechando a contribuição em US$ 35 milhões.
Falecimento
O publicitário Agnelo Pacheco, criador do slogan "Tomou Doril, a dor sumiu", morreu aos 71 anos, na noite de quarta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O velório foi realizado na quinta-feira, no próprio hospital, e a causa da morte não foi divulgada.