RIO - O governador Luiz Fernando Pezão se reuniu nesta sexta-feira com ministros, chefes das forças federais no estado e a cúpula da Segurança para discutir o Plano Nacional de Segurança Pública. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara e teve como objetivo assinar um protocolo de intenções entre o Governo Federal e o estado para as ações do plano integrado de Segurança.
Na reunião, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, reafirmou o compromisso da União com a assinatura do GLO até o fim do ano.
- O Rio tem a competência de escolher o caminho de sua segurança, nosso papel é cooperação técnica. Ninguém conhece melhor a sua cidade do que as polícias Militar e a Civil - disse.
Já o ministro do gabinete institucional da presidência afirmou que a reunião teve como objetivo discutir questões estruturais:
- Terminamos a reunião tratando da integração os esforços não podem ser concorrentes e nem conflitantes, para tratar disto é preciso tratar de questões estruturais. Por isto, um protocolo de intenções representado por quatro ministros e pelo governador do estado foi assinado.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, falou sobre os investimentos feitos pelo governo e fez um balanço das operações realizadas em 2017:
- Foram 15 operações com 32 mil homens e R$ 43 milhões. Vamos intensificar agora esta atuação ampliando a participação da Defesa. A GLO é a mais longa desde a constituição de 1988 - disse o ministro, que acrescentou que a população civil também será chamada para participar.