Governo federal deve lançar novo plano de segurança, afirma Temer

Publicado em 09/02/2018 por O Globo

BRASÍLIA - Durante uma entrevista na manhã desta sexta-feira para a "Rádio Guaíba", do Rio Grande do Sul, o presidente Michel Temer classificou a situação da segurança pública no Brasil como "angustiante" e disse que o governo federal deve anunciar em breve novidades sobre um plano de segurança para o país.

- A situação da segurança está tão angustiante que as questões dos estados vem todas parar na União. Isso tudo nos leva à consolidação de um plano de segurança para o país. Um plano em que a segurança pública possa ser coordenada pela União. Daqui uma ou duas semanas eu terei uma novidade em relação à segurança pública e todo esse plano de segurança - anunciou o presidente durante a entrevista.

Temer citou alguns estados, entre eles o Rio de Janeiro, que têm recebido atenção prioritária, mas alegou que tem tido o cuidado de não invadir a competência dos estados e municípios de cuidar da segurança interna de seus territórios:

- Há uma repartição de competências entre aquelas referentes à segurança que a União Federal tem que cuidar e as competências dos estados, com a segurança interna deles. No Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, e em vários outros estados, nós chegamos a mandar Força Nacional e Forças Armadas. Mas nós não queremos correr o risco de invadir a competência dos estados e dos municípios. Por isso estamos dispostos a fazer essa coordenação geral e em breve eu terei novidades - disse o presidente.


Seja o primeiro a comentar