Nubia Sousa afirma que o Amapá está na vanguarda em políticas voltadas para a igualdade racial

Publicado em 07/12/2017 por Diário do Amapá

A titular da secretaria extraordinária de Afrodescendentes (Seafro) Nubia Sousa aifrmou na manhã desta quinta-feira (07) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que o Amapá está na vanguarda no desenvolvimento de políticas voltadas para a igualdade racial. Ela também falou sobre a Conferência Estadual que acontece nestes sábado e domingo em Macapá, reunindo representantes de todos os 16 municípios amapaenses, que vai reunir propostas para o evento nacional que ocorrerá em maio de 2018 em Brasília.

"O Brasil está no marco de reparação social para com a população negra e fora do pais também. Há 14 anos a ONU (Organização das Nações Unidas) vem firmando políticas para toda a America Latina e o Brasil tem que conferir essas medidas através da realização de conferências. O Amapá está na vanguarda na execução de políticas de igualdade racial a partir do Estatuto da Igualdade Racial, que foi promulgado em 2012 e também foi pioneiro na expansão de terras para a população negra. Os avanços são muito grandes, tanto que em 2004 menos da metade da população amapaense se auto-declarava negra e parda e hoje esse percentual é de 80% de acordo com o IBGE", pontuou.

Com o tema 'O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade dos direitos', a Conferência estadual acontece no Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), com credenciamento a partir das 15h e início oficial da programação às 16h. Segundo Núbia Souza, com a atual conjuntura da política nacional, as conferências são uma oportunidade para reafirmar a importância da continuidade das políticas de igualdade racial no Amapá e no Brasil. "Esse é o momento de avançar na execução das políticas públicas e de construir as propostas que serão levadas para o debate nacional, em Brasília", afirmou.

Conforme a secretária explicou, obedecendo as regras estabelecidas pela resolução, a conferência estadual foi precedida pelas etapas municipais e livres, nas quais foram eleitos os delegados para a conferência estadual e as propostas que participarão da etapa estadual. "No último dia de evento, também será realizada a eleição dos delegados estaduais que representarão o Amapá na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada no período de 27 a 30 de maio de 2018, em Brasília. O evento será organizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), do governo federal.