PMDB terá Doria ou Alckmin como candidato a presidente

Publicado em 14/11/2017 por Portal R7

Doria ou Alckmin, um dos dois vai para o PMDB
Doria ou Alckmin, um dos dois vai para o PMDB Futura Press/Folhapress

Ao contrário das últimas eleições quando serviu de apêndice para o PT, o PMDB terá candidato próprio na disputa pela cadeira de Michel Temer no ano que vem. Mas o nome não será nenhum dos cardeais atuais. Novamente o PMDB vai buscar no quintal dos outros a ponte para permanecer no poder central como faz desde que a República deixou de ser Velha.

A coluna apurou que João Doria ou Geraldo Alckmin deverá ser o candidato da vez. Tudo vai depender do que acontecer na convenção do PSDB, que acontece em 9 de dezembro. Se o grupo de Aécio Neves e Marconi Perillo for vitorioso, Doria será o indicado. Se der FHC e Tasso Jereissati, leva o governador Geraldo Alckmin. Nos dois casos, quem for preterido sai do ninho tucano e vai pro colo do PMDB. Doria tem ficado rouco de tanto conversar com Temer sobre o assunto.

Não por acaso, o prefeito paulistano é um dos poucos líderes a manter uma posição constante na defesa do governo federal. Também não foi por acaso que Doria foi condescendente com as, digamos, estripulias de Aécio Neves quando o senador mineiro foi apanhado pela boca grande de Joesley Batista e seu bando. Doria foi leal a Aécio e a Temer. Agora espera ser recompensado. O prefeito tem falado abertamente sobre o assunto com seu grupo de copa e cozinha.

Ouvido pela coluna, um destes aliados confirmou as tratativas com Temer mas pessoalmente acha "que o PMDB seria um peso grande para o João, um candidato que busca a renovação pelo centro". Ele é um dos que confiam mais na possibidade de Doria ser beneficiado pelo racha entre os tucanos.

Nas conversas entre Doria e Temer, o político mais mencionado é o presidente da câmara, Rodrigo Maia. Eles querem atrair o DEM para a coligação e acreditam que sem um candidato forte e com Luciano Huck saindo pelo PPS, os Democratas não terão outra alternativa senão apoiar uma candidatura de Doria.