New York Times fala de agronegócio e do Brasil, mas sem conexão

Publicado em 14/03/2019 por Canal Rural

José Luiz Tejon Megido
O jornal norte-americano The New York Times dedicou uma página exclusiva para a guerra comercial entre Europa, China e EUA, e ao lado, outra página inteira sobre o tuíte que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro publicou sobre o golden shower.
Meus alunos do programa internacional de agronegócio me mostraram o jornal The New York Times de sábado passado, dia 9,  e me perguntaram: “Professor, o sr. fala que o Brasil é fundamental no agronegócio mundial, mas olha aqui, não tem uma linha sobre o Brasil na discussão das guerras comerciais, mas na página ao lado, o seu presidente Bolsonaro apareceu para o mundo com uma cena triste e infeliz do carnaval, o tal do golden shower… não tem algo de errado por lá, professor?”
O que você responderia?
Na página que interessa a nossa economia e a todo povo brasileiro, as negociações envolvendo Europa, com o sr. Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia versus o sr. Donald Trump, presidente dos EUA, a manchete dizia: A food fight between allies (a luta pelos alimentos entre aliados).
No centro dessa mesa não estão difíceis as questões industriais. Ao contrário. O que está no centro da mesa são as questões agrícolas, os protecionismos às tarifas e a proposta americana de vender mais. Vender muito mais frango, carne vermelha, lácteos, vinhos, soja, frutas…tudo.
Trump é um mega vendedor à moda antiga, hard sell, como dos velhos tempos das yellow pages. Na mesma página do jornal, também mencionava a guerra comercial com a China. O presidente Xi Jinping disse que tem apenas um receio: o de Trump mudar tudo na hora da assinatura do acordo. O encontro que deve ocorrer no final de março ou início de abril.
Aí vem a tristeza deste brasileiro ao ler o jornal The New York Times e comparar a importância do Brasil no agro mundial – hoje inegável – sem uma linha na questão das guerras comerciais; e uma página ao lado dessa matéria estratégica para o agronegócio brasileiro e a economia brasileira, um título: “The president and the golden shower” (o presidente e o banho dourado).
Quem não viu o tweet? Todo mundo. Foi publicado nada menos do que pelo presidente da República do Brasil. Todos nós queremos que o governo dê certo, que Bolsonaro exerça um ótimo mandato, que o Brasil cresça seu produto interno bruto, e para isso acontecer, precisamos vender mais produtos do nosso agronegócio para o mundo.
O Brasil tem tamanho e autoridade para circular nas mídias mundiais com relevância na questão da segurança alimentar do planeta, não precisamos da tristeza e da infelicidade humana associada ao nosso carnaval, que afinal, é um grande negócio de turismo.
Donald Trump, o mestre do marketing e da venda hard sell, está vendendo como ninguém os produtos do agro americano. Vamos ver o que vai sair do encontro do nosso presidente Bolsonaro com Trump.